sábado, 13 de junho de 2009

A quatrelle ( 4 L ) verde






O orgulho de PENEDONO
Se não fôr o orgulho de Penedono,é pelo menos o orgulho,a vaidade ostensiva e proclamada do seu dono,o sr.João da Ressurreição Carvalho !
Este homem tem duas paixões:a sua Renault 4L e o Sporting ou vice versa; primeiro foi o Sporting ,mas agora acha que já pende mais para a sua velha companheira de andanças ! o carro mais bonito do mundo e ao que julga o único, verde,verde,verde !
Está velhinho,é de 1986,mas bem conservado e não há dinheiro que lho compre.
Vender? nem pensar nisso!
Só há uma coisa com que não se conforma: a pintura custou-lhe os olhos da cara,muito mais do que a 4L valia na altura,1280 euros! Ora veja aqui neste papel que nem factura é ! Vi e é verdade.Mas valeu a pena amigo. isso valeu !
Para que conste,fotografias obtidas no dia 3 de Junho à hora do crepúsculo.

Eleições para o Parlamento Europeu

A Oeste nada de novo

A U.E. parece indiferente aos ventos de mudança à escala mundial.Nem a crise económico financeira,nem a mudança significativa nas políticas interna e externa dos EUA a demovem. Bush foi arredado nos EUA mas permanece de pedra e cal entre nós.Os mesmos personagens,as mesmas políticas ,as mesmas receitas,com tendência para um ainda maior conservadorismo.
Confirma-se o enorme alheamento dos cidadãos em relação às instituições europpeias,como se elas não não fossem coisa sua ,mas apenas de uma classe política burocratizada.O que não deixa de ser verdade.Os europeus sentem-se pouco europeus.
Confirma-se tb o divórcio indisfarçavel entre o cidadão eleitor e os partidos,em todos os países da UE. A abstenção e o voto em branco são um partido que representa o dobro de todos os outros juntos.Não reconhecer o seu carácter potencialmente explosivo ,poderá trazer-nos surpresas inimagináveis,para o bem ou para o mal.
Em Portugal,à esquerda-BE e PCP- e à direita-CDS e PSD- do PS, reforçaram-se.
O PS com as suas habituais,teimosas políticas conservadoras e malparidas reformas, deram um novo e imerecido alento ao PSD.
O que podemos desde já antever é que o resultado das próximas eleições legislativas, dificilmente trará mudanças significativas.Quando muito mudará o tocador mas a música será a mesma.

terça-feira, 2 de junho de 2009

O Bastonário da Ordem dos Advogados (II)

Acabei de ver o debate sobre a Ordem dos Advogados na TV 1,programa Prós e Contras,sob a direcção de Fátima Campos Ferreira.
Debate elucidativo,como poucos tenho visto, no mesmo ou noutros programas e TV`s.
Os advogados que acusam o Bastonário de desprestigiar a Ordem e os próprios advogados,têm por principal e quase único argumento, "o estilo do Bastonário".
Falso e inócuo argumento ! Como se a estética (verbal ou fisionómica) embora não desprezível,fizesse o cargo ou a função !
Não me parece que o estilo dos que estão contra seja melhor e até, nalguns casos, me parece bem pior.O Bastonário Marinho Pinto(não é nenhum Obama) mas prefiro o discurso directo,claro,puro e duro ao discurso muito polido ,retórico,vago,reverente,impreciso que necessita de não sei quantos intérpretes
para se tentar decifrar o que quis dizer e nunca se chega à conclusão do que efectivamente disse. Esse tipo de discurso,habitual no Presidente da República,serve a todos e a ninguém.Cada um tenta apropriar-se do que lhe parece favorável e atribui aos outros o que não lhes convém.
O Bastonário fala português claro,claríssimo,vernáculo que toda a gente entende e os seus adversários melhor que ninguém! O problema está e só aí,no que ele diz e não como o diz! (Não quero com isto dizer que concorde com todas as suas afirmações e ideias) .
O problema está em que os que o atacam nunca aceitaram democráticamente que ele tenha vencido as eleições e o seu programa de acção!
Não aceitam que ele denuncie o compadrio e promiscuidade(qualquer que seja o governo) entre a política e as grandes sociedades de advogados!
O problema está em que meia dúzia de advogados, desde o início, tenham tentado e continuem,servindo-se dum acesso priveligiado à comunicação social,trazer para a praça pública questões internas,o denigram sem o mínimo pudor,mintam descaradamente,o espicassem ,o sabotem e depois venham clamar que Bastonário não os ouve,que os insulta,que insulta ou põe sob suspeição toda a classe !
O problema está em que o Bastonário tem posto o dedo em muitas feridas !
Este Bastonário é incómodo,muito incómodo ! Ainda bem!Foi por isso que votei nele e lhe darei o apoio que entender possa prestar-lhe.
Marinho Pinto, Meu Bastonário,chegaste bem para eles ,continua.
Um abraço do Colega