sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Mau tempo

Caím, de José Saramago

Verifiquei agora, que no dia 21 do corrente ,publiquei um texto incompleto sobre o Caím.Não era para ser publicado,precisamnte porque ainda não o tinha terminado. O mau tempo que se fez sentir nessa noite ,em Alcobaça,fez com que a energia eléctrica se tenha ido abaixo,por três a quatro vezes,num curto espaço de tempo. Desisti,fui dormir.
Vou eliminar o texto,até o ter completado.Entretanto,a polémica teve novos desenvolvimentos. Acabei de ver na SIC um confronto-debate muito interessante sobre o tema,entre o José Saramago e o padre ,teólogo,professor da Universidade Católica,conferencista,especialista na bíblia José Carreira das Neves.Dois homens,duas visões diferentes da bíblia e do mundo,com lucidez e capacidade de diálogo,que se respeitam mútuamente.
Assim, vale a pena !

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

CAÍM, de José Saramago

Sou um seu leitor assíduo de Saramago.Por razões diversas,de há três anos para cá,adoptei o hábito de ter em casa apenas livros que ainda não li.Uma vez lidos,ofereço-os(quase todos). Já me pus a questão de que livro escolherei quando ou se tiver que ficar apenas com um na estante.Hesito entre o Ensaio sobre a Cegueira e o As Intermitêmcias da Morte.
Ainda não li o CAÍM. Fá-lo-ei provávelmente neste próximo fim-de-semana.
Não sei o que a sua leitura me irá proporcionar. Tenho,no entanto, a expectativa de que recrie mais alguns personagens bíblicos, como o fez no Evangelho Segundo Jesus Cristo. Neste, pese embora às igrejas(católica e outras) e a muitos crentes, reinventa um Jesus Cristo tão humano ,tão superior ao seu pseudo- criador(Deus),que muitos ateus não desdenhariam inspirar-se nele.
As reacções ás afirmações de José S. , em Penafiel, no lançamento do livro , foram de tal forma violentas,insultuosas,desproporcionadas ,especialmente por parte de repesentantes das igrejas católica e judaica, que roçam o medo, o pânico perante o livre exercício do direito à liberdade de pensamento e expressão ,em geral,e em particular,no que diz respeito à(s) religião(ões).
Parece que "deus","religião","bíblia",e tudo que anda à volta disso,é indiscutível ou só os crentes e seguidores têm direito a ter opinião!
Parece que se tomam por um mundo à parte,fechado,blindado,dos sócios e que os outros nada têm a ver com isso!
Sentem-se ofendidos sempre que alguém nega ou duvida da existência de deus,da sacralidade da bíblia,dos milagres,de Cristo enquanto filho de deus,das aparições de Fátima e sei lá que mais ,ou seja,tudo o resto!
È sabido que os católicos pouco lêem a Bíblia e que as igrejas não gostam que se façam perguntas,se levantem dúvidas! E depois?
Os agnósticos ,os ateus,os crentes de outras religiões que vivemos na mesma casa ,na mesma localidade,no mesmo país,que trabalhamos em conjunto,somos da mesma família,fomos criados e educados nas mesmas tradições e cultura não podemos ter nada a ver com isso ?
È claro que temos e muito !
Basta de coutadas !
O único limite,só pode ser um ,aliás consagrado na Declaração Universal dos Direitos do Homem e na Constituição da República Portuguesa (artigo 13º):
1. todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei.
2. ninguém pode ser priviligiado,beneficiado,prejudicado,privado de qualquer
direito ou isento de qualquer dever em razão de ascendência,sexo ,raça,língua, território de origem,religião,convicções políticas ou ideológicas,instrução, situação económica ou condição social.
Falemos,pois !

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Aquele abraço ... !

Ao Rogério - PCP
um colosso de energia,multiplicador de pães e utopias;
À Isabel Granada - CDU
a grande curadora do corpo e alma ;
e a todos os que vos acompanharam nesta luta por Alcobaça, aquele abraço!
Ao Adelino Granja - BE
o homem só, que faz tudo e está em o todo lado; aquele abraço !
Ao José Acácio - PS
o regresso à luta (e que seja para continuar); aquele abraço !

Ao Paulo Inácio -PSD , pela sua vitória; Ao José Pedrosa -MCIA e Jorge Esteves-CDS ,pelo esforço e participação; Um abraço

A enorme distância entre..........e.......... !

A Câmara que eu desejei e a que vamos ter

A diferença é enorme!
Mais uma vez,perdi .
A minha grande dúvida é se Alcobaça ganhou.

domingo, 11 de outubro de 2009

As três primeiras medidas

Independentemnte de quem vier a ser o presidente e vereadores, recomendo:

Primeiro:
Arejamento.Abram-se todas as portas e janelas da câmara,para fazer corrente de ar. O cheiro a bafio é intenso, pestilento,tóxico.
Segundo:
presidente e vereadores devem passar a andar muito mais a pé,frequentar cafés,restaurantes,quiosques ,feiras, ruas e outros lugares públicos.Parar, para ouvir e tomar apontamentos.
Terceiro:
Dispam as camisolas partidárias -sem abdicar do essencial dos vossos programas- e trabalhem em conjunto ,que foi para isso que foram eleitos. E,lembrem-se,os vossos patrões,quem vos paga, somos nós os alcobacences,não os vossos partidos ou chefes partidários.

A Câmara Ideal para Alcobaça -2009 -2013

Mais que uma convicção,é um desejo

Estou convicto - é a minha leitura,o meu desejo - de que nenhuma das candidaturas vai conseguir a maioria absoluta.
Estou(estamos) farto(s),enjoado(s) de arrogância,incompetência,partidarite aguda.
Alcobaça merece bem melhor!
Os candidatos à câmara ,independentemente dos partidos,são todos voluntários,que gostam de Alcobaça e não duvido,querem servir e não, servir-se de Alcobaça.Sou amigo de todos( só na campanha conheci o Jorge Esteves -CDS- e parece-me uma boa pessoa ),duns mais do que doutros.Gostaria que todos fossem eleitos e viessem a ter responsabilidades na câmara.
A poucas horas do fecho das urnas e do conhecimento dos resultados,aqui deixo registado o que considero será(ou seria) a câmara ideal no próximo quadriénio,por ordem decrescente:
Presidente : Rogério - PCP-CDU
Vereadores: Vanda Furtado Marques -ind.CDU
José Acácio - PS
Adelino Granja -BE - ex-aequo com o José Acácio
Paulo Inácio -PSD
José Pedrosa-MCIA
Jorge Esteves- CDS

A ver vamos!

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

A melhor iniciativa de campanha

Conversas públicas

È claro que não assisti à maior parte das acções de campanha de qualquer das candidaturas.Fui a muito poucas. Pelas que vi anunciadas,o debate e esclarecimento de programas e ideias ,não terá sido o forte de todas elas,excepto a da CDU-Rogério Raimundo.
Terminou ontem,em Alcobaça, a última das 27 conversas públicas,realizadas semanalmente,freguesia por freguesia e algumas com temáticas específicas.
Conversas públicas,abertas,inclusivé com convites aos adversários para participarem.
Não sei se o esforço virá a ser recompensado com votos. Mas a semente foi lançada e já começou a germinar: práticamente todos os programas dos restantes candidatos à Câmara adoptaram e ainda bem(para não dizer copiaram,que é feio) ideias e linhas de força,há muito lançadas públicamente pelo Rogério: Unir Alcobaça,unir todos os Alcobacenses,unir as freguesias,unir os esforços de todos os eleitos em prol do desenvolvimento de Alcobaça,apostar fortemente na cultura,na descentralização para as freguesias,numa rede eficiente de transportes entre elas e Alcobaça,na manutenção e reforço do Hospital em Alcobaça,etc..etc.., .
Com o Rogério em Presidente,está prometido:as conversas públicas são para continuar.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Centro Cénico da Cela - CCC

36º Aniversário - 6 de Outubro 2009

Em 1973 começou com uma dúzia de cinco ou seis bravos e imberbes jovens antifascistas,a fazer umas teatradas,que ninguém levava a sério.Depois o CCC (centro de comunistas da cela?) tornou-se um caso sério,muito sério.Da realidade do palco,virou-se para a fantasia de revirar o dia- a- dia real e nada fantástico de muitos celences!
Hoje é simplesmente ,berçário,infantário,creche,lar de idosos,apoio á terceira idade no centro,no domicílio,cine-teatro,escola de música,biblioteca,ludoteca,internet,tempos livres,
rancho folclórico, salão de festas,bar e sei lá que mais!
Emprega mais de cinquenta trabahladores,alguns com qualificação superior.
Tudo em instalações próprias,de grande qualidade,no centro da vila.Sem subsídios estatais ou autárquicos(os poucos que destas fontes lhe advieram são insignificantes,uma gota de àgua num património que custou e hoje vale muitos milhões de euros)! O CCC só está à espera de aprovação de um novo projecto de engenharia e arquitectura para edificar um novo edifício,em terreno e com financiamento próprios, para outro lar de idosos,com maior capacidade e equipamentos modernos para fisoterapia e outras valências.
O CCC é o coração,os pulmões,os rins,o fígado,intestinos,os olhos ,ouvidos,o cérebro,as pernas, os braços,o corpo inteiro da vila.Do nascimento à morte,o CCC é avó,pai,mãe,filho,neto,bisneto,parente, amigo indispensável e insubstituível.
O CCC é a segunda casa e também a primeira e única (digna desse nome) de muitos celences e não só.
É esta a obra duma meia dúzia de jovens lunáticos e subversivos,hoje velhos ,mas sempre mais numerosos , renovados e sonhadores ,que não pára porque já ninguém quer ou pode(mesmo que queira) pará-la.
Porque não me lembro de todos os nomes,neste 36º aniversário,aqui deixo o meu abraço
comovido e grato, a todos os fundadores e continuadores nas pessoas do Rogério Raimundo e José Dias.

sábado, 3 de outubro de 2009

Candidaturas à Camâra de Alcobaça

Alinhamento político


Direita
-------------------------Centro ---------------- Esquerda

PSD (Paulo Inácio)-------- PS «-----------»(Acácio Barbosa)

CDS (jorge ) -------------------------------------------- CDU (Rogério Raimundo)

MCIA «---------------------»(Dr.Pedrosa)------------ BE (Adelino Granja)

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Vouzela -o pão -de-àgua

Apontamentos de férias

19 de Agosto,um dos poucos dias quentes do mês,a norte.Breve pausa para o almoço, em Vouzela. Sem ânimo para procurar o restaurante onde há tempos tinha comido com muito agrado,enfiei-me no primeiro que apareceu,a fugir do calor. Por sinal,nem restaurante era,mas servia refeições.
FLOR DO ZELA , padaria e pastelaria.Um espaço moderno,pequeno e vulgar ,na rua Guilherme Coutinho.Com um balcão envidraçado repleto de doces e pão.Muito pão e variado,com excelente aspecto.
Fomos comendo pão,enquanto o almoço não foi servido.E que pão,que pães !!! Pão de soja,de centeio,integral,de alfarroba,da avó e, especialmente,pão-de-àgua( e chapata).
Os doces não lhe ficaram atrás:o folar de Vouzela,a regueifa,a tacinha de frutas(base de chocolate e leite),a douradinha de ananás(pastel de nata com o dito) !
O almoço foi bom,mas já não me lembro o que comi.
Mas aquele pão-de-água não pára de me perseguir !

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Perguntas ao candidato Paulo Inácio -PSD

Meu Caro Paulo Inácio:

Já reparei que tanto tu quanto a concelhia do PSD de Alcobaça,sois muito sensíveis à Verdade,bem no seguimento da Dra.Manuela F.Leite nas legislativas.
Por isso, em comunicado público,retomando a iniciativa do candidato Rogério(CDU),viestes exigir ao candidato Acácio Barbosa(PS) que mostrasse a sondagem que este afirmou ter,em que tu e ele estavam práticamente empatados.Fizeste bem,o José Acácio saiu-se mal,afinal a sondagem tinha sido feita por ele na rua,provávelmente á porta de sua casa quando ele e família estavam de saída.
Habituado que estás a fazer perguntas e a exigir respostas- ou não fosses tu Advogado - não estranharás que eu eleitor e todos os outros que irão votar no dia 11,façamos perguntas e queiramos resposta.
Aqui vão elas?
1 - Tens ou não na tua lista para a Câmara um actual vereador da Câmara?
2 - O actual Presidente da Câmara é ou não mandatário da tua candidatura?
3 - Tens ou não tens conhecimento de que estão a ser feitas obras clandestinas, nomeadamente os Centros Escolares de Alcobaça e Benedita e o Pavilhão Multiusos de Èvora,sem alvarás de construção?
4 - Tens ou não conhecimento de que tanto o Rogério na camara e o Basílio Martins,na Assembleia Municipal de que és o Presidente ,denunciaram a situação e nem resposta tiveram?
5- Já te preocupaste em averiguar estes factos, e o que fizeste para que a legalidade seja cumprida?
6 - Não é verdade que em circunstâncias idênticas a fiscalização da câmara já teria levantado um auto e embargado as obras?
7 - Se vieres a ser eleito presidente da camara ou vereador vais tratar igualmente,por esta forma, todas as empresas e cidadãos que façam obras clandestinas?
8 - Dirás aos fiscais da camara para também fecharem os olhos? Mesmo quando as obras,tal como estas, estiverem a ser feitas à vista de toda a gente,e não num recôndito buraco qualquer ?

Desculpa lá a maçada.
Um abraço

CORAGEM PARA MUDAR?

Coragem para mudar?
Desculpa lá Rogério!


Nestas eleições para a Câmara de Alcobaça é tão fácil escolher entre ti -Rogério -(PCP-CDU) o Adelino Granja, (BE) o José Acácio,(PS) o Pedrosa,(PS? MCIA), o Paulo Inácio (PSD) e o Jorge (CDS), que instintiva, automaticamente, a maior parte de nós, eleitores, por te conhecermos melhor que a qualquer outro, votará em ti.
Sem desprimor para qualquer deles, quem conhece o Paulo Inácio ou o José Acácio? Pouca gente, muito pouca!
Entre ti, o Pedrosa e o Adelino Granja, poderá haver hesitações, mas penso que levas a melhor, de longe.
Tu, Rogério Raimundo és, tens sido desde há muitos anos, o amigo, o companheiro dos bons e maus momentos. Todos te conhecem e conheces a todos.
A tua palavra amiga, o teu empenho, a tua força, o teu amor por Alcobaça e pelos Alcobacenses (de todo o concelho) são uma constante. Haverá alguma pessoa ou algum buraco do concelho que não conheças? Ou não te conheça?
Haverá alguém do concelho com quem não fales, com quem de perto ou de longe não colabores, não trabalhes ou troques ideias e informações, de igual para igual?
És, sem dúvida, o elo de ligação entre todos nós. És o vereador (sem pelouro) que falas (o que é dificílimo) com o Presidente da Câmara, com os vereadores do PSD, com o vereador do PS, com todos os Presidentes das Juntas de Freguesia, com todos os cidadãos, independentemente da idade, do sexo, da raça, da religião, da ideologia, condição económico – social, do partido ou sem partido.
Falas, convives, ajudas sem tabus ou preconceitos ou partidarites.
Em Alcobaça e em PORTUGAL, não tenho dúvidas, tenho a certeza: és Caso Único.
Tu és cada um de nós e cada um de nós é uma parte de ti.
Uma espécie de irmãos, unidos por uma solidariedade fraterna, indestrutível.
Dá-se o caso de teres atrás de ti uma bandeira, a do PCP – CDU. Tal como todos os outros candidatos têm a deles.
E por isso, só por isso, ainda não foste eleito Presidente da Câmara!
Se fingisses que não tinhas partido ou tivesses mudado, já serias Presidente há muito tempo.
Não o fizeste.
O que só te honra.
Não trocas de camisola, não és vira – casaca, só para seres Presidente.
És um homem sério, honesto, não te trocas, não te vendes, por uma ilusão de poder.
Não és troca – tintas! Fazes bem!
Quem te apoia (ou não) sabe que não será atraiçoado!
Ou insultado, humilhado, prejudicado, descriminado, hostilizado por te não apoiar.
Ou beneficiado, favorecido, por te apoiar.
És um homem Bom, Lutador, Pacífico, Determinado, Justo, Amigo.
ALCOBACENSE DOS PÉS Á CABEÇA. ALCOBACENSE DO CORAÇÃO E DA RAZÂO.
Queres apenas fazer o que é mais importante para Alcobaça, que é devolver-nos a cada um de nós, a dignidade, a honra, os direitos de cidadania, a nossa qualidade de Alcobacenses de corpo inteiro. Queres que participemos todos na gestão daquilo que é nosso, de todos.
Queres que todos, independentemente dos partidos, ajudemos (e que os demais candidatos que vierem a ser eleitos ajudem) a reerguer, elevar ALCOBAÇA ao seu melhor.
Queremos e precisamos de um Presidente que não mande, use e abuse de nós, mas que nos oiça e nos sirva!
Por esse teu enorme pecado, que é o de UNIR TODOS OS ALCOBACENSES em nome de ALCOBAÇA, desculpa lá, Rogério, mais uma vez, não precisarei de ter Coragem para votar em ti.
VOTAR EM TI É TÃO NATURAL E SAUDÁVEL COMO BEBER UM COPO DE ÀGUA, PURA E CRISTALINA!


Felisberto Matos
Advogado – Alcobaça
Independente de esquerda