terça-feira, 31 de março de 2009

Livros ( 5) Cinco Mil Anos de Cultura a Oeste, Moisés Espírito Santo

Cinco Mil Anos de Cultura a Oeste
Etno-história da Religião Popular numa região da Estremadura

Autor :Moisés Espírito Santo
Editora :Assírio & Alvim
Ano :2004 (dezembro)
Páginas:521
Tempo de leitura:15 a 20 horas

Numa quadrícula da Estremadura(concelhos de Nazaré, Alcobaça,Rio Maior,Porto de Mós,Batalha e Leiria) tomando como guião a religião popular(que é ancestral e imorredoura)e a toponímia(libertada dos estereótipos latinistas e arabistas),o autor põe a claro estratos da cultura lusitano-fenícia(ou lusitano-púnica) que foi tabu académico até aos anos 80 do século XX(proibido investigar).A partir duma capela à Senhora da Luz,perto de Aljubarrota e do que foi o porto lusitano-fenício de Cós,deparamo-nos com um santuário megalítico à Lua(ainda quase intacto) e.............. De fio a fio ,descobre-se que a história da Senhora da Nazaré é a traduçaõ dum poema épico fenício escrito no séc. XV A.C. ............ De lugar em lugar,por entre mitos e arqueossítios,emerge um vasto rol de descobertas como,por exemplo,a lenda da Padeira de Aljubarrota que foi um ditote lusitano-fenício/púnico referente a ladrões de celeiros............ E como esta cultura veio pelo mar,atente-se a como a gíria dos marujos portugueses foi a linguagem técnica dos mareantes acádico-fenícios.
(excertos da contracapa)-----------Instituto de Sociologia e Etnologia das Religiões
--- Universidade Nova de Lisboa .


Leitura obrigatória para todos os os investigadores e ou simples amantes da história e cultura Alcobacense,Nazarena....portuguesa.

2 comentários:

Desambientado disse...

Muito interessante. Fiquei com enorme vontade de ler a obra, até porque recenetemente estive a tentar investigar as crenças populares relacionadas com a lua.
Bom fim de semana.

Felisberto Matos disse...

enviei-lhe hoje pelo correio duas pedras.Devem chegar-lhe no próximo dia 13 ou 14.