Imagina que tens uma moeda,um euro,guardada num mealheiro ou esquecida num bolso do casaco há seis meses.Durante todo esse tempo, esse euro não serviu para nada.Pega nele e põe-no a circular,a fazer compras de bens ou serviços. Ali no café da frente compra um bolo.O dono do café de seguida compra três caixas de fósforos no merceeiro do lado;este foi á praça e compra á Ti Celeste quatro alfaces;A TI.. compra na papelaria do sr. Manel um caderno para o neto,o sr manel.....compra.....,a D.Alice... compra....,o......,a.....,a......compra e sempre assim,com a mesma moeda de um euro que que tu tiveste parada seis meses.
Essa simples moeda ao fim de um dia comprou bens ou serviços de que valor ? Se fez 50 compras,comprou bens no valor de 50 euros,se fez 100 ,comprou bens no valor de 100 euros!Quer isto dizer que quanto maior fôr a velocidadde com que a moeda circula,maior é o seu poder aquisitivo,maior será o benefício económico e social que desempenha.
Imagina agora o que se passará não só com o teu euro ,mas com os muitos euros que milhões de pessoas têm parados,esquecidos,sem utilidade,se forem postos em movimento.
Muitos milhares de postos de trabalho ,incluindo o teu, poderão salvar-se e inclusivé ,criar-se muitos mais.
Como estamos em tempo de crise,mais necessário é que o dinheiro,pouco ou muito,não fique parado no teu bolso ou debaixo do colchão. Investe na tua empresa se a tens, em obribaçôes (acções do estado), deposita-o num banco(atenção !!! escolhe bem)para teres uma reserva para uma emergência) ou investires mais tarde. Em qualquer destas situações o teu dinheiro poderá vir a ser útil a ti e a muita gente.
Se não tens para investir ou não queres,mas chegas ao fim do mês com as contas pagas e algum de reserva para um imprevisto,então goza um pouco mais a vida e sê útil:come mais vezes no restaurante,passeia,vai ao teatro,faz obras em casa,compra mais livros para ti e para ofereceres,faz férias fora de casa,troca o velho carro por outro que consuma menos,etc.etc. etc.
Se fizeres tudo isto ou a maior parte, preferindo produtos e serviços nacionais,se comprares no teu local de residência ou de trabalho, o teu dinheiro(pouco ou muito) não resolve tudo,mas será ainda mais criativo e solidário.
+ União (83): Um acórdão digno de nota
Há 3 dias
Sem comentários:
Enviar um comentário