domingo, 18 de janeiro de 2009

Cristiano Ronaldo,parabéns !

Futebol? Uma maçada de todo o tamanho !

Maçada maior só a dos sábios comentaristas e ilustres parasitas do futebol que enchem televisões,jornais,rádios, mesas dos cafés,locais de trabalho e tudo quanto é sítio.
Podem não saber mais nada,inclusive dar um chuto na bola,mas de futebol,sabem e são especialistas em tudo.
Aquilo que começou por ser uma brincadeira ,um desporto de rapazes virou,na maior parte dos casos, fanatismo e negócio de adultos. Tudo bem desde que não vire(já virou) ditadura do gosto,massacre noticioso,política nacional(desportiva e não só),exaltação patriótica e outras esquizofrenias semelhantes.
Cristiano Ronaldo (CR) é um puto de 22 anos,bonitão,corpo atlético,que se distingue de muitos outros(e só)por dar uns pontapés na bola mais bem dados que a maioria.Essa pequena diferença ou talento é,no entanto, suficiente para ter criado nele outras qualidades nada desprezáveis:
dinheiro a rodos(nem deve saber bem donde é que lhe chove),disputado pelas mulheres mais bonitas,o português mais conhecido em todo o mundo!Qualidades estas que qualquer um adoraria ter,mesmo aqueles que afirmam o contrário.
Elevá-lo a herói nacional (como se fez há quatro ou cinco anos com a selecção de futebol) é não só um disparate,mas também dar-lhe uma responsabilidade que a idade e cultura dele poderão não suportar.Atem-lhe as pernas e depois queixem-se de que o homem afinal só teve uns fogachos de inspiração e não passou disso.Os que agora o endeusam serão os primeiros a derrubá-lo.O que entre nós não é inédito- exemplo Jardel.
Não sou grande amante de futebol,raramente vejo um jogo completo.Poucas vezes vibrei com um jogo. Já vi o CR jogar e nem sempre gostei.
Gosto que os meus amigos,vizinhos,simples conhecidos ,conterrâneos façam boa figura,tenham mérito ou simplesmente sorte.E se ,são pessoas de origem humilde ou emigrantes a lutar pela vida ,tanto melhor.
O CR é,provavelmente,o assalariado português emigrante ou não,mais bem pago.Principescamente pago.O seu trabalho(dar pontapés na bola) é de utilidade social pouco relevante,especialmente se comparado com muitos outros .E depois? Deveria recusar?Explora alguém?
Não sei se C R é o melhor,nem isso me interessa, mas ganhou o troféu de melhor jogador do mundo de 2008 ! Ainda bem.
Parabéns Cristiano Ronaldo !

Sem comentários: