Amanhã,20 de Janeiro 2009,mal largue o trabalho (vou fazer o possível para que seja mais cedo que o habitual) vou colar-me á televisão para ver a tua tomada de posse. Será a primeira vez que o faço por um presidente americano,aliás por qualquer presidente,de qualquer nacionalidade e seja do que fôr.
Sei que o meu voto não contou mas,mentalmente ,votei em ti.Muito boa gente de esquerda em Portugal,que conheço,fez o mesmo.Não gostam de o admitir, mas sei que o fizeram.
Quero que saibas que em matéria de política externa,aquela que dos americanos verdadeiramente me interessa,tenho sido sempre ferozmente anti-americano.Não me lembro de,nos últimos quarenta anos,alguma vez vos ter apoiado.E nem vislumbrei motivo algum de arrependimento.
Porquê agora esta minha louca expectativa?( É que ,com a minha idade,já tenho idade para ter juízo !)
Primeiro,sendo tu mestiço e ainda por cima meio negro meio branco,alguma coisa está a mudar nesse país em que a segregação racial,há quarenta anos era ainda uma instituiçaõ respeitável e legal,não obstante se autoproclamar de a maior democracia do mundo ,da liberdade e dos direitos humanos .Todos sabemos ,a começar por ti que assim não tem sido.Tiveste a coragem de o dizer enquanto candidato,pondo em risco a tua vida e a tua eleição.E foste mais longe:disseste ou alguém por ti o anunciou,a tua primeira decisão enquanto presidente será abolir no teu país a tortura de prisioneiros e fechar Guantanamo. Só por isto,já me mereces um ponto !
Segundo,quando estavas no senado e era práticamente impensável ser contra,tiveste a lucidez e a coragem de votar contra a invasão do Iraque,pelo teu país ,Inglaterra e outros lacaios,bem sabendo que iam fazer uma guerra ilegal e de consequências imprevisiveis mas seguramente desastrosas.Como candidato prometeste retirar do Iraque a curto prazo.Porque acredito que assim seja,dou-te mais um ponto!
Em terceiro lugar,prometeste alterar toda a política externa do teu país ,num sentido de maior respeito,entendimento e colaboração com aliados e não aliados,ao invés da política pura e dura de imperialistas que tendes sido.Não espero que seja fácil e rápido mas,expectativas tenho,lá isso tenho.Não sei se bem se mal,atribuo-te desde já um mérito e ainda não tomaste posse:os israelitas anunciaram que retirarão completamente o seu exército assassino de Gaza, antes da tua tomada de posse.Este limite temporal ,acredito ,foi recado que mandaste,por não quereres ver a tua tomada de posse suja do sangue palestiniano.Por esta ordem de razões,que não são poucas nem pequenas,tens mais um ponto. No total , três pontos ! O máximo que eu alguma vez dei a um polìtico no activo !
O único que se aproxima de ti é,nuestro hermano(será assim que se escreve?) Zapatero.
OBAMA: cuida de ti ,que no teu país terás sempre alguma arma apontada á tua espera.E por favor,não me desiludas,não nos desiludas,o mundo precisa de
ver para acreditar que a paz,a felicidade ainda são possíveis!
Um abraço deste teu desconhecido e amigo
+ União (83): Um acórdão digno de nota
Há 2 dias
Sem comentários:
Enviar um comentário