terça-feira, 2 de junho de 2009

O Bastonário da Ordem dos Advogados (II)

Acabei de ver o debate sobre a Ordem dos Advogados na TV 1,programa Prós e Contras,sob a direcção de Fátima Campos Ferreira.
Debate elucidativo,como poucos tenho visto, no mesmo ou noutros programas e TV`s.
Os advogados que acusam o Bastonário de desprestigiar a Ordem e os próprios advogados,têm por principal e quase único argumento, "o estilo do Bastonário".
Falso e inócuo argumento ! Como se a estética (verbal ou fisionómica) embora não desprezível,fizesse o cargo ou a função !
Não me parece que o estilo dos que estão contra seja melhor e até, nalguns casos, me parece bem pior.O Bastonário Marinho Pinto(não é nenhum Obama) mas prefiro o discurso directo,claro,puro e duro ao discurso muito polido ,retórico,vago,reverente,impreciso que necessita de não sei quantos intérpretes
para se tentar decifrar o que quis dizer e nunca se chega à conclusão do que efectivamente disse. Esse tipo de discurso,habitual no Presidente da República,serve a todos e a ninguém.Cada um tenta apropriar-se do que lhe parece favorável e atribui aos outros o que não lhes convém.
O Bastonário fala português claro,claríssimo,vernáculo que toda a gente entende e os seus adversários melhor que ninguém! O problema está e só aí,no que ele diz e não como o diz! (Não quero com isto dizer que concorde com todas as suas afirmações e ideias) .
O problema está em que os que o atacam nunca aceitaram democráticamente que ele tenha vencido as eleições e o seu programa de acção!
Não aceitam que ele denuncie o compadrio e promiscuidade(qualquer que seja o governo) entre a política e as grandes sociedades de advogados!
O problema está em que meia dúzia de advogados, desde o início, tenham tentado e continuem,servindo-se dum acesso priveligiado à comunicação social,trazer para a praça pública questões internas,o denigram sem o mínimo pudor,mintam descaradamente,o espicassem ,o sabotem e depois venham clamar que Bastonário não os ouve,que os insulta,que insulta ou põe sob suspeição toda a classe !
O problema está em que o Bastonário tem posto o dedo em muitas feridas !
Este Bastonário é incómodo,muito incómodo ! Ainda bem!Foi por isso que votei nele e lhe darei o apoio que entender possa prestar-lhe.
Marinho Pinto, Meu Bastonário,chegaste bem para eles ,continua.
Um abraço do Colega

4 comentários:

Anónimo disse...

Obrigado Meu Bastonário Marinho Pinto!
Ontem ficaram por demais provadas as verdadeiras razões que movem esta suposta "oposição" e o seu nível!

Obrigado aos colegas que sem rodeios defenderam e deram a cara pelo Nosso Bastonário, democraticamente eleito!

António disse...

Nao tem totalmente a ver com este post, mas também tem. Há um bom artigo sobre a "democracia das audiências" hoje no Público.

http://jornal.publico.clix.pt/default.asp?url=%2Fmain2.asp%3Fdt%3D20090601%26page%3D6%26c%3DA

ANTONIO DELGADO disse...

Faço minhas as suas palavras: "prefiro o discurso directo, claro, puro e duro ao discurso muito polido , retórico, vago, reverente, impreciso que necessita de não sei quantos intérpretes". Não vi o programa mas é óbvio até para os menos avisados, que o ataque que lhe fazem tem por detrás ,as mãozinhas dos interesses corporativos há muito instalados e fossilizados. Esses e muitos outros que nunca foram sanados da nossa sociedade. No dia em que o forem entrará uma lufada de ar fresco que dará um novo alento á nossa democracia.
Um abraço cordial
António Delgado

Milouska disse...

Olá, Felisberto!

Também vi o programa e concordo consigo. O estilo é o que menos conta. Acho Marinho Pinto muito desassombrado e será isso que muitos dos vossos colegas não lhe perdoam.
Um abraço e bom domingo,

Milouska