terça-feira, 31 de março de 2009

Livros ( 5) Cinco Mil Anos de Cultura a Oeste, Moisés Espírito Santo

Cinco Mil Anos de Cultura a Oeste
Etno-história da Religião Popular numa região da Estremadura

Autor :Moisés Espírito Santo
Editora :Assírio & Alvim
Ano :2004 (dezembro)
Páginas:521
Tempo de leitura:15 a 20 horas

Numa quadrícula da Estremadura(concelhos de Nazaré, Alcobaça,Rio Maior,Porto de Mós,Batalha e Leiria) tomando como guião a religião popular(que é ancestral e imorredoura)e a toponímia(libertada dos estereótipos latinistas e arabistas),o autor põe a claro estratos da cultura lusitano-fenícia(ou lusitano-púnica) que foi tabu académico até aos anos 80 do século XX(proibido investigar).A partir duma capela à Senhora da Luz,perto de Aljubarrota e do que foi o porto lusitano-fenício de Cós,deparamo-nos com um santuário megalítico à Lua(ainda quase intacto) e.............. De fio a fio ,descobre-se que a história da Senhora da Nazaré é a traduçaõ dum poema épico fenício escrito no séc. XV A.C. ............ De lugar em lugar,por entre mitos e arqueossítios,emerge um vasto rol de descobertas como,por exemplo,a lenda da Padeira de Aljubarrota que foi um ditote lusitano-fenício/púnico referente a ladrões de celeiros............ E como esta cultura veio pelo mar,atente-se a como a gíria dos marujos portugueses foi a linguagem técnica dos mareantes acádico-fenícios.
(excertos da contracapa)-----------Instituto de Sociologia e Etnologia das Religiões
--- Universidade Nova de Lisboa .


Leitura obrigatória para todos os os investigadores e ou simples amantes da história e cultura Alcobacense,Nazarena....portuguesa.

quinta-feira, 26 de março de 2009

O imparável Rogério Raimundo, e o seu novo blog


Este homem tem o dom da ubiquidade! Aonde quer que vamos (especialmente no que diz respeito a Alcobaça), lá está ele ! Professor, vereador da CMA, dirigente associativo, militante do PCP, candidato, cidadão, pai, conviva, amigo, está sempre presente, cordial, bem disposto, optimista! Um rochedo, neste deserto de areias movediças. A imaginação e persistência na procura de uma brecha nos becos(aparentemente) sem saída. A informação em tempo real, a furar o silêncio calculista do poder. O diálogo sem fronteiras.

E ,agora,este seu blog-arquivo que responde à chamada com o nome de:

http://uniralcobaca.blogspot.com

Desde o início de Janeiro(2009) publicou nada menos que 227 textos!

Sem dúvida,a melhor fonte informativa de Alcobaça.

segunda-feira, 23 de março de 2009

AROUCA - pedras e paisagem















Pedras parideiras
Na Serra da Freita,junto à aldeia de Castanheira, encontra-se um geosítio, vulgarmente conhecido por Pedras Parideiras.Trata-se de uma pequena área granítica de aproximadamente 1 km2,com idade estimada de 313 a 320 milhões de anos. Geológicamente conhecido por
granito nodular da Castanheira.Este corpo granítico é constituido externamente por uma capa de biotite e internamente por um nùcleo-nódulo-de quartzo-feldespático.Os nódulos apresentam-se fortemente achatados no seio do corpo granítico e possuem dimensão variável entre 1 e 12 cm.Saõ mais resistentes aos agentes de meteorização do que a rocha que os encaixa e por isso,destacam-se fácilmente da rocha mãe.
Em Portugal não se conhece outro sítio com idênticas caracteristicas e ao que parece,não haverá notícia da existência de outros no mundo. (informação recolhida de
Assunção & Teixeira,1954)

Fotografias do local e de alguns exemplares de nódulos e rocha-mãe




domingo, 22 de março de 2009

Livros (4) Dez discursos históricos - Barack Obama

Capa

Autor:Barack Obama
Editora: Fio da Palavra Editores,Ldª
Impresso em Fevereiro de 2009
95 páginas
2 horas de leitura

O primeiro destes discursos data de 2 de Outubro de2002 e intitula-se Contra a Guerra no Iraque.Pouco mais de um ano sobre o 11de Setembro de 2001 :ataque e destruição das Torres Gémeas em Nova Yorque,morte de mais de três mil pessoas,ataque ao Pentágono.Na Europa,poucos terão lido este discurso ou ,pelo menos ,pouca relevância lhe terão reconhecido.Nos EUA ,foi pouco mais que uma voz isolada,mesmo dentro do seu próprio partido,o Partido Democrático.Sem dúvida,um acto de coragem,partindo de quem partiu:um quase desconhecido,recém eleito senador,um mestiço mais negro que branco !
Neste discurso,a seis anos de distância, podemos encontrar já as linhas de força do programa eleitoral que viria a fazer dele o presidente dos EUA.
Dos outros discursos( notáveis todos eles) destaco O Legado de Martim Luther King,Um mundo a uma só voz e Triunfo da esperança sobre o medo,este pronunciado no dia da sua tomada de posse,em 20 de Janeiro de 2009.
Em todos eles,Obama utiliza uma linguagem simples,clara e directa á razão e coração dos que o ouvem.
Os políticos portugueses e europeus,especialmente os de esquerda,deveriam despir-se de preconceitos e lê-lo atentamente,pois, especificidades à parte,poderão aprender com ele que não só os tempos mudam,mas também os povos,inclusivé os americanos.Quem sabe -o tempo o dirá - se mais depressa e para melhor que nós,que nos julgamos sempre na vanguarda.

sábado, 21 de março de 2009

Justiça (2)

Assim vai a justiça...

Recebi no dia 18 de Março,uma sentença do Tribunal
Administrativo e Fiscal de Leiria,num processo de 1992 !!! ou seja,decorridos 17 anos!!!

Fez-se Justiça.

Resta-me saber se ainda tenho constituinte vivo .

sábado, 14 de março de 2009

Canelas, Arouca







Instalações do Centro de Interpretação Geológica de Canelas,onde se encontra exposta uma colecção de grande qualidade e quantidade de fósseis (especialmente trilobites)recolhidos no local,pedreira de ardósia- a Pedreira do Valério.Para além da visita ao museu, o Centro pode proporcionar-lhe um passeio pedestre e vista guiada de vários outros geosítios-a Rota do Paleozóico.

sexta-feira, 13 de março de 2009

almoço de beirões -28 de março 2009

No restaurante A Pirâmide,S.Martinho do Porto-Alcobaça

Mais uma vez,os melros-beirões exilados em todo o mundo,vão reunir-se num almoço que se prolongará tarde e noite fora,no restaurante do Zé Augusto(melro da Malcata-Sabugal)e da Clarinha.
Inscreve-te já,pelo telefone 262980037.
Traz contigo outro(a)s melro(a)s de qualquer raça,sexo,religião,planeta ou constelação.Os testes de ADN são livres e gratuitos.
A festa é feita por cada melro a seu bel-prazer.Se tens um adufe,bombo,pandeireta,cântaro,realejo,concertina,cavaquinho,gaita ,assobio,voz ou qualquer outro instrumento,trá-lo contigo também.
Este ano,por sorteio e especial deferência da qumiçãu(não estou a inventar, está escrito na pedra) os melros-beirões que expressamente venham ao almoço,provenientes da Nova Zelândia,Vietnam,Serra Leoa,Chile,Cuba,Canadá e Lituânia,estão dispensados de pagar o almoço ,desde que exibam o passaporte e bilhetes dos transportes.Em contrapartida,todos os melros-beirões,estejam onde estiverem,que faltarem e não justificarem a falta,terão de pagar uma multa
correspondente ao preço dos almoços dos que estão dispensados.

quarta-feira, 11 de março de 2009

Os melros da Milouska




Jardins da Penina -Alvor -Algarve

terça-feira, 10 de março de 2009

Arouca

Fim-de-semana 7 e 8 de Março

Uma vila,uma terrinha como tantas outras de Portugal(e do mundo).Situada no distrito de Aveiro,na grande área metropolitana do Porto,abaixo do Douro,entre Castelo de Paiva,Castro de Aire,Cinfães,S.Pedro do Sul,Vale de Cambra,S. João da Madeira.
Um fim de semana pacato,rural,paisagisticamente agradável,desportivamente esforçado e relaxante.
Arouca,um pequeno vale,entre montanhas e rios.Serras da Arada,Arestal,Freitas,maciço da Gralheira,rios Paiva,Caima e Arda.
Percursos pedonais,desporto fluvial radical no rio Paiva.
Desporto grastronómico:vitela assada em Arouca(diversos restaurantes de qualidade e preços muito acessíveis) e os famosos bifes de Alvarenga ,tudo de da raça bovina arouquesa.Quanto a doçaria conventual são de destacar, as morcelas,as castanhas,o pão de ló, as melindres.
Para dormir,o pequeno,simpático e moderno Hotel S.Pedro(há outros).
Visitas recomendáveis:mosteiro de Arouca(séc.x-xII)ordem de Cister,museu do Mosteiro.
A não perder:Frecha da Misarela(queda de água no rio Caima),pedras parideiras(fenómeno geológico raríssimo ) no lugar da Castanheira; e Monte da Senhora da Mó.
Especialmente(pelo menos para o meu gosto),o Centro de Interpretação Geológica de Canelas-
uma das melhores colecções do mundo de trilobites((500, 600,a 900 milhões de anos),recolhidas no próprio local!!!!
Um espanto!!!

quinta-feira, 5 de março de 2009

A dificuldade da coisa

Sou, com mais uns tantos, responsável por uma organização de agricultores que, como qualquer outra, leva a efeito de quando em vez as respectivas assembleias. As duas últimas, muito recentes, tiveram por ordem de trabalhos respectivamente a apresentação de contas e eleições. Qual delas, pensava eu, a de maior importância. Sem qualquer uma das duas, não é possível, nem legal, ou vice-versa, a existência de qualquer actividade ou organização.
Optimistas, e para que tudo corresse e recebessemos bem os participantes, aguardando um significativo número de associados, rebuscámos todos os cantos da casa reunindo cadeiras, bancos de quatro pernas e mochos de três, tendo mesmo recorrido a uns tantos tabiques assentes em cepos. E, porque não fosse a rapaziada surpreender-nos, pela positiva, ultrapassando as elevadas expectativas, obtivemos, previamente, autorização da câmara para irmos para o cinema. A falta de condições higiénicas, ao tornar-se o ar irrespirável pelo exagerado número de presentes, seria sempre desagradável…
Como costume, à excepção dos corpos gerentes em exercício, ninguém mais apareceu. Diz-se que é bom sinal. É sinal que tudo vai, e está bem.
Aconselharam-nos “Armem um escândalo. Uma falcatrua, e então verão, como não faltará gente nas assembleias para saber, melhor, para coscuvilhar quem foi e o que fizeram”.
Depois de muito pensarmos, e não tendo melhores conselheiros, concluímos que; “Se tem de ser, que seja”. Encetamos então contactos com agências altamente reputadas nacional e internacionalmente, que nos deram referências a quem nos dirigirmos. Foi assim que entabulamos “conversas” com banqueiros, ministros e ex-ministros, governantes que foram, e que já são outra vez, investidores e gestores que sempre foram. Todos escolhidos a dedo, a nata do que entre nós há de melhor. Tudo homens com mão na massa. Espertos. Honestos. Que se entregam de alma e coração ao seu trabalho, que, pela exigência e especificação, só alguns eleitos têm acesso. Porque são dotados.
Expusemos-lhes então o nosso problema – arranjem-nos um escândalo, queremos os nossos associados nas assembleias.
Ficamos estupefactos com o que assistimos. O que para aquela equipa de peritos é o pão nosso de cada dia, transformou-se num grande problema. Eles coçaram na cabeça, deram o seu melhor, contactaram os seus melhores e maiores amigos que gerem os seus mais fidedignos offshores (em português, paraísos de aldrabice), mas nada. Apesar de todo o seu esforço, que ninguém poderá pôr em causa (a quem apontaria de difamador), nenhum deles foi capaz de dar à luz uma ideiazita para nos tirar deste atoleiro.
Asseguram-nos que em toda a sua incomensurável experiência, exclusivamente dedicada, de forma gratuita e desinteressada à aldrabice, nunca, por nunca ser, alguém os tivera confrontado com situação tão complicada. Beliscaram-se e maltrataram-se desiludidos consigo mesmos. Porquê!?
Pelo menos a razão da dificuldade foi por unanimidade, identificada:
“O problema, é que não tendo vocês (nós) dinheiro, e por estupidez não terem contraído um grande empréstimo nem dívidas à banca, nestas condições para nós, é muito difícil resolver a coisa…”Agradecemos, e mandamo-los em paz.

A Praça da Criatura

pregões gritados bem alto
preços ao desbarato
do peixe à hortaliça
é assim a nossa praça
onde em tempos de desgraça
pouca gente vai comprar.

depois de nisso pensar
sem dinheiro p´ra gastar
nada ali há p´ra fazer
a não ser...

pensar em reconverter
com uma grande vantagem
tão pobre e feia praça
em local de homenagem.

ficará assim o Granja
com o espirito bem limpinho
podendo para ali propôr
o nome do grande Sapinho.

até porque na verdade
que melhor lugar haverá
para que tal criatura
da memória não se vá?

obrigado ao Adelino
por tal proposta fazer
devia estar na fase
do recreio e do laser.

na próxima assembleia
peço-lhe o grande favor
que pense antes de falar
e com todo o respeito
se o quer homenagear
arranje outro lugar
bem longe , bem longe
não vá o Byrne aparecer
e uma praça fazer
com o nome da criatura.

e fico com o pregão:

se o sapinho queres homenagear , vai com ele passear.

terça-feira, 3 de março de 2009

Guiné-Bissau

O assassinato de Nino Vieira,Presidente da República da Guiné -Bissau,não me surpreende,não me comove,não me choca. E,no entanto,fui um seu admirador,nos tempos da luta de libertação movida pelo PAIGC contra o colonialismo português.
Quando em 1973 proclamou a independência da Guiné -Bissau,senti-me também, em parte,libertaddo da ditadura colonial fascista que em Portugal nos oprimia.Tinha e tenho a profunda convicção de que um povo que oprime outro,não é livre.E nós portugueses não eramos livres.As lutas de libertação nas colónias,foram decisivas para a nossa própria libertação.
Nino Vieira, foi um combatente valoroso na luta armada que conduziu à independência da Guiné. Combatente,guerrilheiro,militar.
Mas não um revolucionário,não um libertador dos povos da Guiné.
De Amilcar Cabral aprendeu a revolta,mas não a ideologia.
Do PAIGC tomou as armas e o poder,mas não a paz.
Nino Vieira não quis Cabo Verde e quis,despóticamente,a Guiné só para si.
Em vez de unir,dividiu,até ficar sózinho,só.Em vez de libertar,reprimiu,matou gente que fez dele herói.
Esqueceu-se ,se é que alguma vez o soube,que o poder das armas não conquista o coração dos povos.
Esqueceu-se ,como é comum entre militares e ditadores,que a violência destrói e mata,mas não os defende para sempre.

domingo, 1 de março de 2009

tráfico de drogas,armas e ofshores

Acabei de ouvir na televisão,a propósito da violência na fronteira do México com os EUA,entre os contrabandistas de droga e armas e a polícia mexicana:
a(s) polícia(s) dos EUA,no ano de 2008, aprenderam a traficantes 20 000 armas de todo o tipo:pistolas,espingardas,metrelhadoras,granadas,lança mísseis, etc.. muitas que só deveriam ser usadas por militares.
Calcula,a polícia americana,que todos os dias são contrabandeadas dos EUA para o México duas mil armas !
O que equivalerá,por ano,a 730 000!(conclusão nossa,basta fazer a conta).
Droga e armas fazem um coktail verdadeiramente explosivo e lucrativo.Se lhe juntarmos os ofshores(bancos em paraísos fiscais onde grande parte do dinheiro sujo proveniente da droga ,armas e outros negócios ilegais é guardado e, posteriormente ,utilizado-lavado em negócios, pelo menos aparentemente lícitos,sem que conheça a sua proveniência) então percebe-se porque é que o combate á droga,tal como tem vindo a ser feito,nomeadamente pelos EUA, nunca alcançará os resultados que dizem pretender,ou seja,acabar com o tráfico e consumo de droga.
Pelo contrário,não pararão de aumentar.

Congresso do Partido Socialista em Espinho

VITAL MOREIRA vai encabeçar a lista do PS às eleições para o Parlamento Europeu.
Sem dúvida,uma escolha feliz.Vital Moreira reune todas as condições para desempenhar o cargo com grande qualidade ,lucidez e determinação.
Uma voz prestigiada da esquerda portuguesa, a levar sempre em conta ,mesmo quando não se esteja de acordo com ela.
Vital Moreira,terá sido a única surpresa e novidade deste congresso,pois quanto ao mais... mais do mesmo socratismo dos últimos quatro anos.