domingo, 25 de abril de 2010

25 de Abril sempre

No 25 de Abril de 74 estava eu no quartel de Lagos.
O único quartel comprometido com o MFA,em todo o Algarve.
Foi bonito de se ver e actuar.
Um dia ,talvez ,escreverei alguma coisa do muito que se passou ,nos meses seguintes.
Juro que vi renascer ou melhor,nascer pela segunda vez, muitos homens e mulheres de diversas idades e condições sociais.
Vi,claramente visto, pescadores,conserveiras de peixe,operários da construção civil,empregados de hotelaria,funcionários administrativos,famílias sem casa e muitos outros cidadãos chorarem mesmo,incontidamente,quando dia após dia,verificaram que podiam levantar a voz e enfrentar,cara a cara,sem medo de represálias,os seus opressores de antes.
Saído pouco tempo antes da universidade e lutas académicas,pude testar a teoria e a prática.Esta,revelou-se incomparávelmente muito mais rica que aquela.Revolução é o povo em movimento,com todas as suas contradições,força e criatividade.
Tive o privilégio de poder assegurar em muitas situações,enquanto militar,as condições que permititiram que as pessoas se rebelassem,exprimissem ,organizassem e levassem em frente as suas lutas.
Se alguma coisa aprendi,foi que a liberdade nunca nos é oferecida.Quem a quiser,terá que conquistá-la e defendê-la.Hoje (em circunstâncias diferentes ),como há trinta e seis anos.

Lagos,terra e gentes que mal conhecia antes,passou a ser para mim, sinónimo de Liberdade.

Em jeito de singela homenagem,socorro-me dos versos da grande poeta que foi Sophia de Mello Breyner Andresen,que terão sido escritos escritos:

no dia 20 de Abril de 1974:

Na luz de Lagos matinal e aberta
Na praça quadrada tão concisa e grega
Na brancura da cal tão veemente e directa
O meu país se invoca e projecta.

no dia 25 de Abril de 1974:

Esta é a madrugada que eu esperava
O dia inicial inteiro e limpo
Onde emergimos da noite e do silêncio
e livres habitamos a substância do tempo.

Sem comentários: