segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Ainda a propósito do Condestável

Nuno Àlvares Pereira foi declarado Santo em 26 de Abril de 2009,seis séculos depois da sua morte.
Por,pasme-se,ter feito o milagre de curar uma queimadela num olho duma cozinheira de Ourém,também seis séculos depois !
Até o Presidente da República (Cavaco Silva),pasme-se,assistiu à sua entronização em Fátima !Ao que nós chegámos,um século decorrido sobre a implantação da República!
Neste ano em que se comemora o seu centenário ,nada mais apropriado e útil que ler os escritos dos seus fundadores e militantes com responsabilidades durante anos.Até que o fascismo,á força da prisão,da censura e perseguição constantes,os calou ou tentou calar.
Tomás da Fonseca foi um deles.Não obstante ter sido preso mais de uma dezena de vezes,sempre lhe resistiu até à sua morte ,aos 91 anos.
Foi um dos responsáveis pela lei da separação do estado e da igreja.
Publicou diversa obras sobre religião,de que destaco:Os Sermões da Montanha,A Cova dos Leões-Fátima- ver postagem neste blogue do dia 07/01/2010 -e O Santo Condestável.

A propósito deste último ,convém ler a versão oposta no livro referido neste blogue (livro 8) da autoria de D.António dos Reis Rodrigues,bispo,na postagem do dia 16Agosto 2009.

Pela leitura destes livros de Tomás da Fonseca ficamos a conhecer melhor como a igreja católica ,com a ajuda de Salazar,fabricou os milagres de Fátima e os seus santinhos.

Sem comentários: