sábado, 23 de janeiro de 2010

2 - Orçamento-reduzir a despesa (continuação)

Porquê extinguir as forças armadas ?

Extingui-las num espaço de três,quatro anos,permitiria fazê-lo sem precipitações e acautelar os poucos serviços que realmente prestam e continuarão a ser necessários.Bem como aproveitar alguns recursos humanos que poderão transitar para outros serviços do estado onde sejam úteis.
Para já,no orçamento de 2010,mesmo sem uma decisão sobre a sua extinção,deveria cortar-se uma fatia substancial no orçamento do Ministério da Defesa,reduzindo-se assim a despesa.Pela simples razão de que é dos poucos ministérios onde isso é possível(em todos é possível mas em menor escala)sem perda de benefícios para a comunidade. Salvo os serviços de policiamento aéreo e marítimo e pouco mais,as forças armadas não justificam a sua existência,já que não prestam qualquer contributo para o bem estar e desenvolvimento do país.
Pelo contrário,são um sorvedouro de dinheiro e recursos humanos.
Basta atentar nas compras de aviões e helicópetros que não voam,carros de combate que não combatem,submarinos e outro material bélico que não terão qualquer utilidade.
Para além da despesa que significou a sua compra,soma-se a sua elevadíssima despesa de manutenção,aumento da dívida pública externa e juros durante dezenas de anos.
Tudo isto para quê ? Comissões para os bancos e partidos que estiveram na compra?
A propósito:quando vamos conhecer o inquérito,os meandros e o destino da comissão na compra dos submarinos que terá ido parar a contas do CDS,salvo erro ,quando Paulo Portas foi ministro da defesa no governo do Durão Barroso?

Sem comentários: