terça-feira, 1 de maio de 2012

o jacobinismo lusitano

Só para variar, partilho um texto que, suponho, a "esquerda", maioritária neste blog, deve adorar.

http://mrtonyswasthyatales.blogspot.pt/2012/05/o-jacobismo-lusitano.html

2 comentários:

Felisberto Matos disse...

Tó:
O comentário que saiu anónimo,não sei como,é meu.
Discordo completamente das tuas afirmações.Vejo aí muita confusão.
1ºcomunimo não tem nada a ver com nazismo,nem na teoria nem na pratica.
Nazismo e fascismo são preversos a começar logo na teoria.
2ºo dinheiro que veio da UE não foi à borla.Pagamos-lhes com o desmantelamento da nossa economia-industria,pescas e agricultura.
3ºos alemães foram os grandes beneficiários dito e do euro,feito à medida deles.
4ºhá uma coisa em que tens razão.Fomos culpados por ter entrado nas condições em que entrámos.Os partidos da oposição e não só,na altura foram contra.
5ºO estado- a direita e o capitalismo português,falam contra o estado mas sempre viveram à sombra e à custa do estado,verdadeiros chulos.
A esquerda em geral defende um estado que no mínimo proporcione a todos os cidadãos:ensino aos diversos níveis,cuidados de saúde,segurança social na infância,na pobreza,velhice e desemprego,na justiça.
Deve também assegurar e controlar os recursos indispensáveis estratégicos ao bom funcionamento
da economia.
Deve regular a economia e fiscalidade de modo a diminuir drásticamente as profundas desigualdades sociais existentes.
A direita,mais não pretende ,como está bem à vista senão apoderar-se dos recursos públicos e do estado para os pôr ao seu serviço:queres saúde,pagas ou morres;queres ensino,pagas ou não tens;queres reformas pagas às seguradoras e aos bancos;estás desempregado,isso é porque naõ queres trabalhar seu calão; queres justiça,pagas.
Queres liberdades,tens a rua e polícia de choque.
E por aí fora.....

António Matos disse...

Para mim o Nazismo alemão, o Fascismo italiano, português e Espanhol, o Maoismo (sobretudo a "revolução cultural"), o estalinismo, e outros ismos afins, são mesmo afins. Muito parecidos na pratica, e por isso mesmo tão rivais! Foram todos terríveis. E nenhum surgiu do nada...Felizmente que POrtugal é um país pequeno e até o nosso facismo foi (relativamente) moderado.

Lá porque os Facismos/comunismos são ambos uma bela merda não me vou refugiar num contrário "liberal" que também é utópico, irrealista, e, na pratica, perverso.

E sim, o Socrates e o o Passos são mais ou menos a mesma coisa, e fazem mais ou menos o mesmo. O "centrão" português, democrático, é clientista, e os empresários portugueses são uns chulos que vivem de subsídios etc.

Agora uma coisa já percebi, se estou à espera de esquerdistas, direitistas, liberais, ou do Estado, seja lá ele controlado por quem for, para defender os meus rendimentos e liberdades estou fodido.

Não sou contra a existência do Estado. Mas é triste tanta obsessão e secundarismo em relação ao Estado, que só acaba por servir que nele manda. E por isso todos querem nadar nele...

E os cidadãos, individuais, não podemos nem devemos nada? Somos tão miseráveis que temos de depender do Estado para tudo? Que "liberdade" de merda é essa. Que merda de povo somos?