domingo, 1 de maio de 2016

1º de MAIO Voltará a valer a pena comemorar o 1º de Maio enquanto dia do trabalhador, quando o horário de trabalho universalmente praticado fôr de 20 horas semanais.

5 comentários:

Anónimo disse...

Eh pá :
acho isso impossível nos próximos trinta ou quarenta anos.Como é que se lá chega?

Felisberto Matos disse...

Anónimo:
impossível não é.Existem já hoje,em muitos países, as condições objectivas necessárias para tornar realidade a semana de 20 horas de trabalho.O que falta é a vontade política,isto é,as condições subjectivas.
Como chegar lá? Não será fácil,mas será como se chegou à abolição da escravatura e às oito horas de trabalho diárias e outras conquistas,lutando.

Anónimo disse...

quais as condições objectivas a que te referes?

Felisberto Matos disse...

As condições objectivas são para além de outras:o actual grau de desenvolvimento dos conhecimentos científico e tecnológico,que são já enormes e tendem a desenvolver-se ainda mais aceleradamente;a consequente capacidade produtiva em todos os domínios ,nomeadamente a alimentação humana; a disponibilidade de uma enorme quantidade e qualidade de mão de obra,pois aproximadamente metade da população mundial não tem trabalho; erradicar o desemprego seria só por si um bem social precioso; etc........

Felisberto Matos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.