quarta-feira, 5 de agosto de 2009

CRISOPA - jornal com nome de insecto

Jornal de informação técnica (agrícola).
Periodicidade: mensal
Publicado desde 1997- Julho de2009- nº102-série ll - preço avulso 1,50 Euros
Tiragem:4 000 exemplares
Propriedade: AVAPI-Associação Para a Valorização Agrícola Em Produção Integrada
Contacto:Apartado 167- 2460-601 ALCOBAÇA
Director:Carlos Matias

Este jornal, já com doze anos de existência, chega a todos os cantos de Portugal e no entanto,mal se dá por ele.Ainda assim, é um dos responsáveis por uma cada vez melhor qualidade dos produtos da terra que comemos.
Não sou agricultor ou técnico agricola,mas não dispenso a sua leitura.Gosto especialmente do caderno Companheiro de Campo.Este número é dedicado aos
Conselhos de Juho a Setembro.Aprendi umas coisas sobre a mineira, cochonilhas,mosca do mediterraneo,afídeos e actinidea,pragas que atacam os citrinos.
Em termos de horticultura fiquei a saber muito mais sobre pepino e feijão verde.
Novidade absoluta é a que os nemátodos não atacam só os pinheiros bravos mas também estas e outras culturas.
Para além disso,quem quiser sair da rotina lexical da sua profissão ou da ensurdecedora verborreia política ,cada dia que passa mais tóxica,poderá deliciar-se com a surpreendente musicalidade de termos e nomes,para além dos já citados,como por exemplo: bitter pit,fusariose,oídio,fuji,water-core,coeur vitreux,corky spot,broca,erinose,moniliose, cydia,exúvia, cecidómia,citrella,crisopa.
Ah ! já me esquecia duma de que gosto particularmente,nem sei bem porquê:
abamectina.
Senhor Director:
Obrigado pelo Crisopa.Continue se faz o favor.Não sabia ,mas fica a saber: converteu-me .Mal me reforme,viro agricultor. Já tenho tudo: jipe,tractor,alfaias, enxadas, ancinho,pulverizador,tesoura de poda,porta-enxertos,sementes,adega, câmaras frigoríficas.
Terra ? Acha que é mesmo necessária ?

1 comentário:

Anónimo disse...

Não deixa de ser triste ver um comentário tão sarcástico a um jornal que se pretende científico. É exemplar. E já agora, caro convertido, actinidea não é uma praga, mas o género de uma planta a que curiosamente pertencem os kiwis. E já agora fique também sabendo que de facto não é necessário haver terra para fazer agricultura. E posso garantir-lhe que 50% da salada (entenda-se alface, tomate e pepino) que compra nos hipermercados e outros nunca viram a terra.

Ana Costa