quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Eleições autárquicas em Alcobaça -(3)

No dia 4 de Agosto fui à sede de candidatura do Dr. Pedrosa dar a minha assinatura para ele se poder candidatar à Câmara e o Prof. António Delgado à Assembleia Municipal, em representação do MCIA (Movimento Cívico Independente de Alcobaça ).Se eles são independentes ou apenas dissidentes partidários do PS de Alcobaça,è questão que não me diz respeito.
Ambos estão cientes,desde há meses,porque eu lhes disse,que lhes daria o meu apoio para se poderem candidatar,mas não lhes daria o meu voto.
Qualquer deles me manifestou respeito por esta minha aparente contradição. Conhecem-me ,como eu os conheço.O dr .Pedrosa há muitos anos,o escultor António Delgado há menos tempo.
Dei-lhes este apoio,pela consideração pessoal que me merecem e sobretudo por uma questão de coerência com as posições públicas que em diversas circunstâncias e desde há pelo menos uns doze anos venho manifestando quanto a eleições autarquicas.
Sem desvalorizar o importantíssimo papel que os partidos tiveram no desenvolvimento e desempenho da governação autárquica,sou de opinião que neste capítulo,os partidos enquanto tal,deveriam retirar-se e devolver aos cidadãos a iniciativa política.
Em postagens anteriores já fiz algumas referências a este assunto.
Assinei o apoio às candidaturas supra referidas e passarei doravante a assinar quaisquer outras em iguais circunstâncias,pois considero absolutamente imoral
que a lei imponha condições discriminatórias em prejuizo de grupos de cidadãos
e em favor dos partidos,para se poderem candidatar aos òrgãos autarquicos.
No caso específico ,para a Camara de Alcobaça uma lista de independentes terá de reunir à partida o apoio de quase 2400 assinaturas!!Uma enormidade ,se tivermos em conta que alguns dos partidos concorrentes, nas eleições não chegam a obter votos correspondentes a um terço daquele número ! Isto para já não falar em aspectos relacionados com o finaciamento das campanhas ,em que os independentes também são penalizados.
Nas eleições autárquicas voto nos cidadãos e equipas que considero mais sérios,competentes , preparados e respectivos programas,independentemente dos partidos que os proponham.
Nesta data,a dez dias de ficar completamente definido o elenco de candidaturas,não é de esperar grandes surpresas.
Nas próximas autárquicas,não è segredo para ninguém,irei votar mais uma vez ,nas equipas lideradas pelo Rogério Raimundo e Isabel Granada,propostos pela CDU.

2 comentários:

Lúcia Duarte disse...

Olá Felisberto
li atentamente o seu texto. Não vi contradição no acto. considero que a verdadeira democracia é aquela que permite que todos se possam candidatar. Depois, o voto já é uma coisa de consciência pessoal.
Também eu que, até há bem pouco tempo fiz parte desse movimento vou votar na Isabel Granada.
Mas acho necessário que existam mais candidaturas e muito em especial as independentes.
Também não é segredo para ninguém que o meu voto seria para o Pedrosa.
Somos diferentes mas gostamos de ver viva a democracia, não é?
Abraço
Lúcia

Felisberto Matos disse...

Olá Lúcia
A contradição está em que sendo eu um apoiante incondicional do Rogério tenha contribuido para lhe aumentar a concorrência.Mas como sabe,depois da tentativa falhada aqui em Alcobaça e em Lisboa de procura da convergência frente ao opositor comum,considero positivo que cada um mostre o que vale.
Independemente do resultado,será mais um contributo para obrigar os partidos a rever as leis eleitorais que lhes têm proporcinado o monopólio da política .