sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

presidenciais - decisão irrevogável

Quando escrevi o texto " Ajuda de Portugal ao Haiti ",no dia 1 de Fevereiro,estava longe de pensar que o fundador da AMI,seu presidente e principal activista,Fernando Nobre,viria a ser um dos candidatos nas eleições para Presidente da República.
Antes,no dia 15 de Janeiro, sob o título de" Manuel Alegre a Presidente? " quase já me resignava a votar nele.Mais do que o político valorizo o poeta,ainda que indissociáveis. Inspirou-me( e a tantos mais) na minha juventude,a lutar contra o fascismo,colonialismo e ditadura a um ponto que nem ele sabe ( nem precisa de saber).
A minha admiração por ele continua,mais como poeta que político.A erosão política e especialmente a partidária, deixaram-lhe marcas tão indeléveis que um presidente da répública,por mais que o deseje não será capaz de as apagar ou sequer disfarçar. Mário Soares e Sampaio são bons exemplos disso.
O cenário presidenciável ,a partir de hoje, está montado,com mais actor menos actor.Uns já en cena -Manuel Alegre e Fernando Nobre -outros ainda na sombra mas presumíveis -Cavaco Silva,Jerónimo de Sousa ou equivalente e, pelo menos ,o imprescindível Garcia Pereira.
Acabei de ver e ouvir pela televisão, Fernando Nobre declarar a sua decisão irrevogável de se candidatar ,as razões que o movem e as linhas gerais do seu programa.
Não posso estar mais de acordo.
A minha decisão também é irrevogável: terá o meu apoio e o meu voto.

2 comentários:

Rogério Manuel Madeira Raimundo disse...

+1 precipitação!!!
e se surgir outro(a) candidatura ainda + interessante???
DEpois este FNobre é uma confusão impressionante como "independente": monárquico, apoiante ddos Antónios (Costa e Capucho) apoiante de Mário Soares e de Durão Barroso + recentemente mandatário!!!!do BE...
vais ver que se for até às últimas não terá + de 10%...
Naturalmente, eu esperarei pelo meu partido fazer a reflexão sobre o que fazer nesta batalha eleitoral das Presidenciais...mas vamos ter com certeza 1 candidato consequente!!!
abRRaço

Felisberto Matos disse...

Meu caro:
Não sei se será precitação,penso que não.
Vejamos:
1-Não sei se Fernando Nobre é monárquico,nem isso é muito importante,nesta situação,pois candidata-se a presidente da república e não a rei.
2-ser apoiante dos Antónios nas autárquicas não me choca nada,há bons e maus autarcas de todos os partidos,inclusivé do teu como bem sabes.Outros comunistas apoiaram o António Costa para a Camara de Lisboa,Saramagp,Carvalho da Silva,etc.
3-Apoiante de Mário Soares...parece que já esqueceste que o próprio Álvaro Cunhal e o PCP reuniram um congresso para o apoiar !
4- Apoiou Durão Barroso e retirou-lhe a confiança.
E o PCP não votou com a ferreira Leite e Portas ainda há bem pouco tempo a alteraçã da lei das finanças regionais para agradar ao Jardim?
5- O PCP,com asua incapacidade de fazer alianças,não tem favorecido a eleição de Presidentes da República e Presidentes da Câmara de Direita?
6-Os candidatos do PCP às presidenciais têm tido 10% dos votos?
7-Fernando Nobre não terá exactamente os mesmos valores que eu e vice-versa,mas temos em comum valores que considero essenciais:humanismo,solidariedade,defensor da coesão social,independência em relação aos partidos,honestidade,não dependente do carreirismo e jogos políticos,etc.
É um democrata e isso é mais que suficiente para ser Presidente da Republica.
8-O facto de não estar dependente de qualquer partido,parece-me ,na fase que atravessamos,bastante importante,já que poderá ser um forte incentivo a que os partidos se repensem
de modo a acabar com o descrédito generalizado com que os cidadãos os vêem.
È necessário que os partidos olhem para fora e deixem de olhar só para o seu próprio umbigo.
Um abraço