sexta-feira, 28 de maio de 2010

Crise ? corte por aqui...

Somos um país pequeno e tão fácil de governar...!
Com a mania da perfeição complicamos tudo.E depois (outra mania) copiamos tudo o que se faz lá fora.
E para parecermos grandes,importantes, exageramos.
Em Alcobaça,terra da maçã,só comemos da nossa com carimbo da Argentina,da África do Sul ,da China ou até da Espanha,esta não tão boa como as outras,porque vem de muito perto.
Em Portugal o vinho não presta.Qualquer tasco que se preze tem uma carta de vinhos que vai da Noruega ,França,Quirziguistão,Itália,EUA,Brasil,Chile,Rússia,China,Japão... E, bebedola endinheirado, não conhece os Dão, Douro,Pinhel,Borba,Porca de Murça,Palmela,EA,Castelo Rodrigo,JP,Vale-de-Madeira,FM,Vale de la Mula,Alpedriz e centenas de outras zurrapas,mas não lhe escapam ,os paladares,a côr,textura,o aroma,as castas,as marcas dos melhores produtores daqueles países.Eh pá,que vinho,que espírito,é um néctar de deuses para deuses!
Passa-se o mesmo com tudo e em tudo.
Até na política ou especialmente nesta.
Os grandes estados,EUA,China,Rússia,Índia,França,Alemanha....,com uma população qualquer deles muitas vezes superior à nossa têm Um Presidente da República.A Espanha e Inglaterra nem têm nenhum.E a nós,não nos bastava um a meio tempo,um meio presidente ou nem tanto?
Temos uma Assembleia da República com 230 deputados,à razão de um por cada 42 500 portugueses ou 25 000 eleitores ou 15 000 votantes.Não nos chegava bem, meia assembleia? ou para não ser tão de chofre,tão de supetão, dois terços ?
Com o governo a mesma coisa.Para quê tantos ministros,secretários e subsecretários de estado,acessores,consultores,directores,administradores,generais,almirantes,contínuos,motoristas, viaturas,viagens, almoços,jantares,ajudas de custo,entrevistas ,discursos e sei lá que mais?
Poderia e deveria aplicar-se a mesma regra que está em vigor na função pública:saem três fica um.
Os bons exemplos são os que vêm de cima.Querem cortar? cortem por aqui...........

Sem comentários: