sábado, 15 de maio de 2010

Este Maio tresanda a ópio

A receita salazarista para manter o povo satisfeito consigo próprio, ainda funciona:
caldeirada de fado ,futebol e fátima.
O fado tem funcionado como tempero,nem de mais nem de menos.
Temos hoje uma geração de bons fadistas que não desmerecem os maiores de ontem,bem pelo contrário.
O futebol enquanto jogo,espectáculo,também evoluiu e profissionalizou-se.Um negócio que movimenta avultadas massas:dinheiro e pessoas.Até aqui tudo bem,o pior é que virou religião,com seitas de fanáticos.Tem capelas,igrejas e catedrais dessiminadas por todo o território,à semelhança da sua maior congénere,a igreja católica.Tem até já mais fiéis que esta(muitos são comuns).Com a vantagem de,apesar de tudo,ter um passado mais recente e talvez por isso, mais limpo,ser mais racional e,internacionalmente,mais pacífica ,um elo de aproximação,intercâmbio de povos e países.
Este Maio ganhou o Benfica.Jesus esteve com ele,o Benfica ressuscitou.O povo benfiquista - um mar de gente, são mesmo muitos-rejubilou.Mas..benfiquistas, não se importam de parar por uns tempos de nos assobiar aos ouvidos?Quinze dias só de Benfica(fora o resto do ano),já lhega,tá bem?
Eis senão quando,aproximou-se o dia de Fátima-o 13 de Maio,que não sendo novidade,ocorre todos os anos (o que raramente acontece com um benfica vitorioso),com a particularidade neste ano,de ter por peregrino o papa, um poderoso chefe de estado,não de um povo ou território,mas de almas, espíritos.
O Papa,autocognominado de Bento 16,na boca do nosso Presidente da República,1º ministro,e muitos outros intelectuais de igual gabarito da nossa praça,passa por ser também um grande intelectual,
um espírito aberto, dialogante, corajoso, transparente, um buscador incessante da verdade.
Disseram também os nossos,que o convidado vinha trazer-nos uma palavra de ânimo e de conforto(o que aliás vem mesmo a calhar ,dado o momento aflitivo por que passamos).Eu,acreditei neles.Na rádio,televisão e jornais também.Se o dizem e a toda a hora, é porque é verdade.
Não foi por mero acaso que o país parou,a mando do governo.O povo compareceu em massa(os benfiquistas é claro, dizem que tiveram mais gente).
Acreditei que o papa,um militante de deus,iria finalmente reconciliar-nos e reconfortar-nos com a verdade e transparência.Julguei ter sonhado a homilia do papa,palavra por palavra,assim,tão simples: " Fátima é um negócio,um excelente negócio para Portugal e para a igreja católica,o melhor que se inventou no sec.xx. Mas ....mas desculpem lá portugueses,aqui para nós que ninguém mais nos ouve,Fátima é uma mentira,uma burla,uma droga que uns quantos negociantes e padres engendraram e que o Cerejeira e Salazar adoptaram,oficializaram,propagandearam e injectaram no povo humilde e sofredor.Fátima é:o altar da mentira. Crentes:em casa ou se voltardes a Fátima, rezai ao vosso deus,qualquer que ele seja,para que esta e todas as outras fátimas ,nunca mais sejam donos dos vossos pensamentos,esperanças e vida."
Ingenuidade a minha!
Este papa (é já o terceiro),longe de revelar a verdade,insistiu e avalizou a mentira.
Quanto a mensagem,nem vê-la nem ouvi-la,pura e simplesmente não existiu.
Para quê tanto alarde,tanta pompa,tanto gasto do erário público,tanta louvaminha? Já ouvimos melhor de ignorados diácono ,sacristão ou rata de sacristia.Ainda assim,a sua vinda parece ter encantado o nosso intelectual Presidente.Valha-nos ao menos isso,não se perdeu tudo.
Este Maio ainda vai a meio.E a dose de ópio também,ou nem tanto.
Sem tempo para respirarmos,eis que chegou mais futebol,agora sob a forma de selecção portuguesa,
para a peregrinação mundial à África do Sul.Até finais de Junho.
De olhos e ouvidos já nem falo,mas ainda haverá nariz que aguente?

1 comentário:

Anónimo disse...

És uma fonte de inspiração. Escreves como quase ninguém.
Obrigada por seres assim