terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Ana Gomes ,uma mulher de coragem

A deputada socialista no parlamento europeu,Ana Gomes,é política controversa,polémica, persistente.Foi diplomata,mas não parece.Não cultiva o silêncio,bem pelo contrário, fala pelos cotovelos.Uma espécie de Wikileaks por antecipação.Não hesita pôr em maus lençóis o governo do partido a que pertence. Quando agarra uma questão,não mais a larga até pôr tudo em pratos limpos. A sua luta pela transparência é sem dúvida a sua imagem de marca. Concorde-se com ela ou não,só por isso já merece aplauso.Neste campo, é de realçar o caso dos voos da Cia por território português,com prisioneiros para e de Guantanamo.Não tem largado Sócrates,o ministro dos negócios estrangeiros,Amado,o Ministério público,os parlamento português e europeu e sei lá quem mais.Talvez por via dela ,venhamos a saber o que realmente se passou,no que toca a respeito pelos direitos humanos pelo governo português,já que quanto ao mesmo nos E.U.A. no tempo de Bush,está tudo ou quase tudo dito,visto e mais que provado.Respeito,nenhum.
Vem isto ao caso,pelo facto de num destes dias a Deputada ter dado mais um passo importante no combate pela transparência e contra a corrupção.O caso do contrato da compra e contrapartidas de submarinos à Alemanha por Durão Barroso e Paulo Portas.
A deputada apresentou uma queixa na Comissão Europeia para anular o contrato por corrupção,tanto do lado português como do lado alemão.Processo que inevitavelmente põe em causa a credibilidade daqueles dois nossos ex-governantes.E,mais do que isso,põe em causa o Presidente em exercício da Comissão Europeia,exactamente o mesmo Durão Barroso.
Mexer com poderosos é sempre um risco muito elevado.É caso para dizer:é de mulher !

Sem comentários: