terça-feira, 7 de abril de 2009

Justiça (3)

Como diria o Alexandre O'Neil,a justiça" é uma coisa em forma de assim".
Uma coisa mole,pegajosa, inconsistente,que não é nem deixa de ser,uma espécie de gelatina ,plasticina ou simplesmente barro ,que toma a forma do molde onde se verte.
Os moldes (as leis ) são concebidos,elaborados e fornecidos aos tribunais por mestres da incompetência,do compadrio,da evasão,da confusão e do obscurantismo.As leis ,ao contrário do que seria normal,são feitas para não serem percebidas pelos cidadãos,os seus destinatários.Todos os dias(não é exagero) se produzem leis que revogam,alteram,repoem,outras que alteraram,revogaram ou repuseram as anteriores e sempre assim consecutivamente.É mais fácil sair dum labirinto do que acertar com a lei em vigor!
Em Portugal (permitam que vos surpreenda com esta novidade) quem tem feito os moldes nestes últimos trinta e tal anos são nada mais nada menos que o PS e PSD e por entre os intervalos da chuva,o CDS !!!
Os magistrados judiciais e do ministério público(que vertem a dita massa para os moldes)são também -na maior parte- enormes especialistas na matéria:pelo menos na primeira instância,na maioria dos tribunais,são jovenzinhos de vinte e tal, trinta anos,que têm uma experiência de vida inquestionável.Muitos deles já compraram uma vez por outra um jornal,uma bica,uma refeição e os mais ousados e atrevidos até já se meteram a comprar um carro-BMW para dar estatuto- a prestações.Com esta vasta e diversicadíssima experiência de vida e computadores à disposição,julgam os pais ,avós e bisavós(nós) com toda a tranquilidade e, è claro, independência e competência.
Quem quiser compreender o caso Freeport,as violações sistemáticas do segredo de justiça,as pressões,as demoras ,os avanços e recuos processuais,a especulação à volta de tudo isto,só terá de perceber que o que está em causa não é a justiça ,mas a falta dela,logo á partida.O que está em causa é a luta pelo poder entre os( dois) partidos do poder.O que está em causa é " os do meu partido são corruptos,mas os do teu também". O julgamento não lhes interessa. O que interessa è queimar o outro,manter a suspeição, que vêm aí as eleições.A justiça é para o Zé povinho, que convém não levante a grimpa .No caso Freeport, a justiça é um joguete,onde cada um dos contendores tem os seus peões.Um bom pretexto,à falta de argumentos políticos,para cada um deles tentar parecer diferente do outro.

1 comentário:

Milouska disse...

Pois é, Felisberto, a justiça injusta deste país, passe o paradoxo.
É como aquela da justificação das faltas dos deputados. Como são todos muito sérios, até cinco dias consecutivos de ausência não precisam de qualquer documento, pois a sua palavra basta. O resto dos trabalhadores é que é desonesto, porque inventa desculpas para não trabalhar.
Aproveito para lhe desejar uma boa e Santa Páscoa.
Já agora, informo-o que publiquei mais 3 fotos de melros. Estas acho que valem a pena ser vistas.
Um beijo,

Milouska