quinta-feira, 8 de julho de 2010

Centro de Saúde de Alcobaça : ir pela cura e vir mais doente

Ainda há poucos meses acontecia que os doentes para serem atendidos,crianças ou velhos,sem distinção de idades,iam ganhar vez,no verão ou no inverno,a nevar ou a chover,ao relento,sem qualquer abrigo,às tantas da noite até o Centro abrir portas.Sem garantia de serem atendidos,de ter consulta.A cada dia, o ritual-sádico repetiu-se durante anos,inexplicávelmente.
Há poucos meses,esta situação alterou-se e agora,segundo me consta,neste aspecto não haverá razões de queixa.
Não há neste,mas há noutro.
O Director,o Dr. Machado,em curto espaço de tempo,pelas notícias de dois utentes que vieram ter comigo e por muitas outras de tão badaladas,usa de uma terapia de choque: insulta-os ! Sua vaca,sua gorda,sua cadela,os teus avós são uns tontos,em vez de ires ao meu consultório foste dar dinheiro a ganhar aos outros,põe-te daqui para fora,etc.,etc.,etc.,etc.,etc., etc., etc., etc., etc., etc., etc., etc., etc., etc., .......... .!!!!!
Pelo menos duas pessoas,vi eu em estado lastimável,após os insultos.Uma delas,teve de retomar tratamentos neurológicos que já tinha deixado há tempos.A outra,que estava a tratar uma depressão,inclusivé com tentativas de suicídio,veio de lá ......imagine-se ..como.
Não fora o profissionalismo e humanismo da maior parte dos médicos e demais trabalhadores do Centro,que aliás conhecem a situação mas, comprende-se, não a denunciam públicamente, e as consequências para os utentes seriam bem mais gravosas.
As pessoas,a maior parte, por serem de humilde condição social,por doença e para evitarem mais incómodos ou por receio de represálias,não fazem queixa,não reclamam. Que eu tenha conhecimento,só uma fez uso do livro de reclamações.Até agora sem resultado conhecido.
Se a autoridade competente nesta matéria não tiver conhecimento ou tendo-o não age,
um dia ,esperemos que não,pode ser tarde,a alguém salta a tampa e depois paga as favas que todos os outros deitaram para trás das costas.

Sem comentários: