quarta-feira, 14 de julho de 2010

Crónica do futebol mundial - I V


A táctica de Penélope


A bola já não voa,não revoluteia pelo ar,em sonhos de águia, condor,pomba, gaivota,cegonha ou andorinha e nós com ela.Onde é que ela vai parar,na cabeça do avançado de centro ,no ponta de lança,na baliza ou passa a arrasar à trave do nosso contentamento?Onde está aquela bola seta em espiral que fura os ares e suspende a respiração da turba ululante dos domingos sem missa e sem pecado?Onde está a bola que antes de ser golo nos punha de pé a torcer,a torcer para o canto direito(ou esquerdo)e passava exactamente por entre as mãos,asas,capa,muro de aço do guarda redes em vôo de albatroz,superman de defesas impossíveis? Onde está o chuto de dinamite do Matateu da minha caderneta de cromos,os remates em voo do eusébio,os dribles e a mão do maradona,as defesas acrobáticas do Carlos gomes,a finta contra finta e finta do Romário,a cavalgada alucinante do Puskas,Yachin o imbatível russo invisível,o Pélé mágico encantador de mulheres, adversários e bolas, onde estão esses heróis gregos de força e fantasia que povoaram os verdes campos ?
Onde foram,onde estiveram e o que fizeram ao Messi e ao Cristiano ronaldo?
A bola já não voa como soía.
Não é mais ave,balão, papagaio de criança,asa delta.Não vale a pena olhar para o ar,não anda nunca por lá.
Bola virou réptil,lagarto,sardão, cobra rasteira e ondulante.Não voa, não corre,não levanta do chão.Bola quer-se livre,livre como o pensamento, com imaginação.
A bola virou prisioneira de dirigentes,treinadores,seleccionadores,árbitros, negociantes,parlapatões,televisões,jornalistas,patrões,aldrabões,reis e rainhas decadentes,políticos caídos em descrédito,políticos à caça de votos,patos bravos,traficantes,comentadores,banqueiros e toda a espécie de paneleiros.
A bola já não serve para meter golos,mas só para os não sofrer.A bola ainda é redonda só por tradição.
A Espanha ganhou o mundial,ainda bem,sempre somos ibéricos não é,e o contentamento deles sempre chega aqui um bocadinho,que bem precisados estão eles e nós.A espanha não merecia ganhar,nem nós ,nem a holanda,nem ...,nem ...,nem...,nem.... .
Nenhum europeu merecia ganhar.Os africanos e sul-americanos mereciam ganhar,mas não ganharam ,caíram no engodo,pensaram que iam jogar à bola,como são ingénuos.
A bola neste mundial esteve enclausurada,guardada por carcereiros estúpidos e implacáveis.A Espanha foi quem a escondeu melhor por isso ganhou.Os adversários dos europeus mal viram a bola e quando a viram marcaram golos,o que para os europeus é absolutamente intolerável,sinal de atraso civilizacional.
A táctica vem de longe e é grega.Não a táctica dos olímpicos gregos. Mas da belíssima grega Penélope,que se soubesse como viria a ser aproveitada ,vilipendiada uns milhares de anos depois,nunca a teria inventado ou pelo menos não teria permitido que Homero passasse a sua receita,por escrito,para a posteridade.
As equipas europeias,efeminadas mas não femininas,lêem todas pela mesma cartilha. Repetidamente,até à náusea,sem brio e sem vergonha na cara desfazem num segundo, dezenas de passes pequeninos, miudinhos,croché,que levam cinco a dez minutos a chegar para lá da linha de meio campo,quando lá chegam.
Penélope,a esbelta e fidelíssima grega,desfazia de noite a colcha de malha que vagarosamente tecia durante o dia,por Amor a Ulisses !

Sem comentários: