sábado, 6 de novembro de 2010

Cada civilização,cada país,protege as suas drogas

Vivemos em sociedades em que continua a imperar o moralismo.Governos e cidadãos equivalem-se na hipocrisia.Virtudes públicas,vícios privados.Quanto mais viciados,mais mais críticos do vício em público.
Se fôsse só em relação aos vícios própriamente ditos,ainda vá que não vá,poderia compreender-se.Mas na verdade esta postura estende-se a práticamente a toda a forma de estar em sociedade. Nos hábitos,nos costumes,na religião,na profissão,na família,na economia ,na política,em tudo.
Nas sociedades democráticas,por dependerem dos votos,até os políticos mais progressistas e presumidos revolucionários fingem concordar com o que não concordam ou calam-se,para não inquietarem os eleitores mais retrógrados,que por sinal nunca votam neles.
Em Portugal a pega de caras,isto é, pegar o touro pelos cornos,é exclusivo dos forcados,por sinal machistas e tradicionalistas até dizer chega.A pega de cernelha (contornar o assunto) é a nossa especialidade.
Onde é que esta conversa já vai!
O que eu queria dizer é tão simples quanto isto:o combate que se faz ao narco tráfico no Ocidente,nomeadamente em Portugal,visa em primeira linha proteger proteger da concorrência os produtores de álcool,a agricultura e industria vinhateira,cervejeira,licoreira e derivados ,tradicional e preponderante nas economias destes países.Já o Salazar dizia que produzir vinho era dar de comer a um milhão de portugueses.Imagine-se o bonito que seria proibir a plantação de vinhas em Portugal,Espanha,França,Itália e por aí fora.O combate ao narco tráfico só remotamente visa proteger os consumidores de drogas importadas.
Em última análise,o combate ao tráfico de droga é também uma forma de fomentar e proteger a corrupção,o enriquecimento ilícito,todo o tipo de negócios ilegais -armamento, por exemplo- protecção que chega ao extremo de lhes propiciarem refúgio seguro para o dinheiro (off-shores) e sem pagamento de impostos.
O álcool é a mais perigosa das drogas.Pior que o crack,heroína,cocaína,tabaco etc. etc..etc.. Mas o álcool é droga nossa,logo,é boa.Tão boa que até sobe ao altar !
(É sobre isso que escreverei no próximo texto.)

Sem comentários: