quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Justiça? (1)

Agora toda a gente diz que a justiça não funciona. Grande novidade !!!

Há trinta e tal anos, já muitos de nós(quase todos) que lidamos diariamente com ela, constatávamos e diziamos o mesmo.E antes de nós,outros que nos antecederam nos alertaram para a desilusão que iriamos ter.Lutar pela justiça é como lutar contra a corrente.A justiça está a montante,os tribunais estão a jusante. De vez em quando, a maré arrasta consigo a justiça para bom porto.De vez em quando,a justiça acontece.
Os tribunais foram concebidos para julgar a arraia miúda e os seus casos miúdos.Marginalmente ,lá cai nas malhas um ou outro graúdo descuidado.
Quem faz as leis que os tribunais aplicam,(umas vezes bem, outras mal)?
Onde são recrutados os ministros e a maioria dos deputados?
Séra que eles são tão parvos que façam leis que possam cair em cima deles próprios ou dos patrões donde vieram e para onde vão regressar, quando deixam de exercer funções legislativas e ou executivas?
As leis são feitas de encomenda,por quem as pode pagar!
O que se torna particularmente evidente nas leis que regulam a economia,finanças, trabalho, fiscalidade e crimes conexos.
Os tribunais não funcionam no que toca por exemplo á criminalidade de colarinho branco,grandes burlas,corrupçao,grandes traficantes de droga,de armamento,de influências,de fuga ao fisco e outos do género,porque não foram feitos para funcionar a esse nível.
O ministério público gasta 90% ou mais do seu tempo com bagatelas penais,em que não devia gastar um minuto sequer.A maior parte dos processos são arquivados,vão para o lixo,depois de terem custado uma fortuna ao estado e aos cidadãos!Aqui o ministério público até não tem culpa.É a lei!

Sem comentários: