quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Receita caseira para manteres o teu posto de trabaho

Imagina que tens uma moeda,um euro,guardada num mealheiro ou esquecida num bolso do casaco há seis meses.Durante todo esse tempo, esse euro não serviu para nada.Pega nele e põe-no a circular,a fazer compras de bens ou serviços. Ali no café da frente compra um bolo.O dono do café de seguida compra três caixas de fósforos no merceeiro do lado;este foi á praça e compra á Ti Celeste quatro alfaces;A TI.. compra na papelaria do sr. Manel um caderno para o neto,o sr manel.....compra.....,a D.Alice... compra....,o......,a.....,a......compra e sempre assim,com a mesma moeda de um euro que que tu tiveste parada seis meses.
Essa simples moeda ao fim de um dia comprou bens ou serviços de que valor ? Se fez 50 compras,comprou bens no valor de 50 euros,se fez 100 ,comprou bens no valor de 100 euros!Quer isto dizer que quanto maior fôr a velocidadde com que a moeda circula,maior é o seu poder aquisitivo,maior será o benefício económico e social que desempenha.
Imagina agora o que se passará não só com o teu euro ,mas com os muitos euros que milhões de pessoas têm parados,esquecidos,sem utilidade,se forem postos em movimento.
Muitos milhares de postos de trabalho ,incluindo o teu, poderão salvar-se e inclusivé ,criar-se muitos mais.
Como estamos em tempo de crise,mais necessário é que o dinheiro,pouco ou muito,não fique parado no teu bolso ou debaixo do colchão. Investe na tua empresa se a tens, em obribaçôes (acções do estado), deposita-o num banco(atenção !!! escolhe bem)para teres uma reserva para uma emergência) ou investires mais tarde. Em qualquer destas situações o teu dinheiro poderá vir a ser útil a ti e a muita gente.
Se não tens para investir ou não queres,mas chegas ao fim do mês com as contas pagas e algum de reserva para um imprevisto,então goza um pouco mais a vida e sê útil:come mais vezes no restaurante,passeia,vai ao teatro,faz obras em casa,compra mais livros para ti e para ofereceres,faz férias fora de casa,troca o velho carro por outro que consuma menos,etc.etc. etc.
Se fizeres tudo isto ou a maior parte, preferindo produtos e serviços nacionais,se comprares no teu local de residência ou de trabalho, o teu dinheiro(pouco ou muito) não resolve tudo,mas será ainda mais criativo e solidário.

Sem comentários: