segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Museus em Alcobaça ?

Desde há largas dezenas de anos que se fala na instalação de um Museu de Alcobaça ou dos Coutos de Alcobaça.Salvo erro,até chegou a ser criado por lei,em Diário da República.Existiu(ainda existe?)uma comissão de estudo,há longos anos também,para definir os termos e contornos desse futuro(eternamente adiado) museu.
Uma cidade que tem um monumento classificado Património da Humanidade e Uma das Sete Maravilhas de Portugal,pelo menos aparentemente,justifica ter um museu da sua história,que começa, pelo que se conhece ,muito antes do início da nacionalidade.
Mas mesmo que assim não fosse,só a existência do Mosteiro,tal como é ainda hoje e com a importância histórica que teve ao longo de séculos a nível nacional ,justificaria um museu digno desse nome.
Pela informação que há poucos dias li na imprensa local,não existirá espólio suficiente que o justifique.É sabido que no período das invasões francesas (1807 a 1811) houve destruição e saque por franceses,ingleses e porventura portugueses ). A fuga dos monges em 1833 com abandono do Mosteiro e demais património,a extinçaõ da ordem em Portugal em 1834 propiciaram o saque de grande parte do recheio restante.
Ainda assim,será difícil acreditar que não seja possível reunir nas instituições do estado e particulares um número de peças suficientes e representativas.
Parece mais, estarmos perante um poder autárquico que ao longo de quase dois séculos se tem desinteressado ou pouco empenho tem posto na resolução deste caso.
Poderá o museu não ser possível como desejado, mas seria sempre melhor que o actual,isto é,museu nenhum.
Quem visitar o site da Câmara Municipal poderá verificar que estão assinalados cinco museus no concelho:Museu do Vinho(encerrado); Musseu da Atlantis,Museu Agricola,Museu do Bárrio e Museu Raul da Bernarda(poderia também referir o Museu Vieira Natividade-á espera tb. há anos,de ser organizado).Excepto o museu do Bárrio(com peças recolhidas na estação romana de Parreitas) e O museu Vieira da Natividade com achados pré-históricos) os demais são recolha de instruentos agrícolas ou peças industriais relativamente recentes e de valor muito relativo,isto é,de caracter meramente local.Mesmo assim,são de preservar e expôr ao público e se possível aumentar com outras colecções existentes em mãos de particulares.
Que a Câmara tenha adquirido recentemente,em condições que se desconhecem,o Museu Raul da Bernarda (cerâmica)até se compreende,pela importância que esta indústria teve e ainda tem (em vias de se perder)em Alcobaça.
O que já não parece razoável é que tenha comprado(tb recentemente)o chamado Museu das Máquinas Falantes aos herdeiros dum celense.Rádios antigos,microfones e outros aparelhos que tais,podem ser muito interessantes numa colecção mais vasta e abrangente e noutro contexto que não o de Alcobaça,que nada contribuiu para a sua existência.
Em termos de cultura,a política da actual Câmara de Alcobaça é a de comprar feito,muito mais que incentivar e apoiar
as colectividades e agentes locais(veja-se por exemplo,aliás escandaloso,o não apoio ao Armazém das Artes )!
Critérios que, a incompetência e o sectarismo político e partidário, tecem!

Sem comentários: