sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

o melro na literatura portuguesa, com o abutre por companhia

Naquele dia o abutre tinha acordado mal disposto.A flatulência era atroz, doia-lhe o pescoço e até o bico estava com uma cor esquisita. Bem o tinha avisado o seu amigo que tivesse cuidado com a carne estragada, mas que diabo,não lhe parecia que aquela ovelha tivesse mais de três dias . Ainda há quinze dias tinha debicado um javali bem podre e a coisa estava deliciosa.

Três "peidos" e duas "bufas" depois, lá se resolveu a arrancar do rochedo e começar o dia, primeiro círculos estreitos depois, mais largos e com os olhos bem abertos não lhe fosse escapar alguma refeição. De repente sentiu uma ligeira impressão na ponta da sua longa asa direita,olhou e observou surpreendido que um pequeno melro ali tinha pousado. Mas o que é lá isso!? toca a sair daí imediatamente gritou-lhe o abutre. O melro,ofegante respondeu-lhe hã.. é , ainda por cima, vem um "gaijo " ajudar-te e tu , bruto tratas-me assim,pronto vou-me embora. Espera , espera lá, então vens ajudar-me!? mas em quê e porquê? bom disse-lhe o melro , não estás com flatulência e mal disposto? estou disse o abutre. Mas como é que soubeste e me podes ajudar? bem respondeu o melro ;como , foi fácil, não consigo dormir nada lá embaixo (apontando para umas laranjeiras) com o barulho dos teus "peidos",quanto a poder ajudar-te é outra coisa, mas estás interessado ou não? claro,claro disse o abutre.Muito bem , então vais seguir à risca as minhas instruções , sem perguntas nem hesitações `tá combinado? ok disse o abutre cada vez mais curioso e com a má disposição a crescer.

Ora vamos lá: Comeste carne de ovelha nas últimas 48 horas? sim disse o abutre.
Comeste Javali podre há uns dias atrás? sim, sim
Comeste acções do BPN? tem sido um fartote , respondeu o abutre
Comeste acções do BPP? umas quantas.
Comestes acções do BCP? só ao pequeno almoço
Comestes mais o quê, diz lá. Eh pá , n`a me lembro , foi tanta coisa, mas
`tava tudo morto e putrefacto,como aliás o sugerem as tuas perguntas.

Pois é , disse o melro, o diagnóstico está feito , estás com uma "merdite " aguda. E isso é grave ?perguntou o abutre. Bom... não te digo nada , é a pior coisa que pode acontecer a um abutre,`tás feito. Oh melro salva-me, salva-me disse o abutre em desespero. Oh rapaz estou aqui para isso ,disse o melro confiante.

Estamos a quantos metros de altura perguntou o melro, p`ra aí a uns 400 metros respondeu o abutre, é isso justamente que precisamos para te curar.Estás pronto para seres de novo um abutre saudável? oh melro por amor Dele. Então confia em mim: fecha os olhos, recolhe as asas , mas oh melro assim vou cair. Queres ou não curar-te , quero quero, então.., pronto, pronto vou fazer como dizes.

Agora com os olhos fechados e asas recolhidas contas até 19,aos 20 estarás curado.

Como uma seta o abutre despenhou-se , as penas espalharam-se por quilómetros o esqueleto partiu-se em mil bocados. O melro só depois se lembrou que o abutre não sabia matemática. Coitado, disse o melro olhando para o céu e observando um numeroso grupo de abutres antecipando a refeição.

1 comentário:

Desambientado disse...

Está deliciosa a história...Pena é que poucos acredita que esta fábula tem um moral da história real..., que nem vale a pena comentar.

Um abraço.