quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Centro Cénico da Cela - CCC

36º Aniversário - 6 de Outubro 2009

Em 1973 começou com uma dúzia de cinco ou seis bravos e imberbes jovens antifascistas,a fazer umas teatradas,que ninguém levava a sério.Depois o CCC (centro de comunistas da cela?) tornou-se um caso sério,muito sério.Da realidade do palco,virou-se para a fantasia de revirar o dia- a- dia real e nada fantástico de muitos celences!
Hoje é simplesmente ,berçário,infantário,creche,lar de idosos,apoio á terceira idade no centro,no domicílio,cine-teatro,escola de música,biblioteca,ludoteca,internet,tempos livres,
rancho folclórico, salão de festas,bar e sei lá que mais!
Emprega mais de cinquenta trabahladores,alguns com qualificação superior.
Tudo em instalações próprias,de grande qualidade,no centro da vila.Sem subsídios estatais ou autárquicos(os poucos que destas fontes lhe advieram são insignificantes,uma gota de àgua num património que custou e hoje vale muitos milhões de euros)! O CCC só está à espera de aprovação de um novo projecto de engenharia e arquitectura para edificar um novo edifício,em terreno e com financiamento próprios, para outro lar de idosos,com maior capacidade e equipamentos modernos para fisoterapia e outras valências.
O CCC é o coração,os pulmões,os rins,o fígado,intestinos,os olhos ,ouvidos,o cérebro,as pernas, os braços,o corpo inteiro da vila.Do nascimento à morte,o CCC é avó,pai,mãe,filho,neto,bisneto,parente, amigo indispensável e insubstituível.
O CCC é a segunda casa e também a primeira e única (digna desse nome) de muitos celences e não só.
É esta a obra duma meia dúzia de jovens lunáticos e subversivos,hoje velhos ,mas sempre mais numerosos , renovados e sonhadores ,que não pára porque já ninguém quer ou pode(mesmo que queira) pará-la.
Porque não me lembro de todos os nomes,neste 36º aniversário,aqui deixo o meu abraço
comovido e grato, a todos os fundadores e continuadores nas pessoas do Rogério Raimundo e José Dias.

2 comentários:

Adelino Granja disse...

Alinho em tudo o que o Felisberto narrou. Ele próprio, desde que comecei a viver estas vidas sociais em Alcobaça, sempre esteve ligado a esse mega-projecto que teve a mão de tantos, mas que realço a pessoa de Rogério Raimundo.

Aliás, quando vejo ou oiço a palavra ou as letras "CCC", recordo-me de duas pessoas: do Rogério e do Felisberto. Do R. Raimundo, porque para mim sempre foi o símblo do CCC e do Felisberto, porque, para além de ter o prazer de com ele conviver/trabalhar nestes 14 anos em que vivo em Alcobaça, as primeiras palavras que ouvi foi de que muito trabalho e solidariedade prestou àquela colectividade.

Ontem, mais uma vez, estive presente no jantar comemorativo do 36º. aniversário do CCC, em representação do Bloco de Esquerda.

Sinto-me bem, junto daquela malta. Junto de todos quantos lutam pelo Bem-Estar das crianças e dos idosos. E as palavras do Presidente da Direcção, contra a política deste Governo, sobre as IPSS, foram puras e sinceras, com as quais comungo.

Agora, que o cenário partidário é diferente, vamos todos, junto dos partidos a que pertencemos, lutar para que as IPSS não sejam prejudicadas e que o apoio do Estado se mantenha, bem como uma maior autonomia financeiras e benefícios fiscais, àquelas organizações que tanto lutam pelas crianças e pelos idosos.

Da minha parte,tudo farei para que os valores e os objectivos das IPSS se reforcem.

Parabéns CCCela!

Adelino Granja

Felisberto Matos disse...

Adelino:Agradeço o teu comentário,mas na parte que me diz respeito,há inexactidão.
Na realidade ,o meu apoio ao CCC tem sido
relativamente diminuto,embora o preste sempre com toda a boa vontade,sempre que mo solicitam.
Um abraço