sábado, 13 de março de 2010

Como debelar o desemprego

O sentido da solidariedade
ou
onde comem dez comem onze


Se aplicarmos em termos nacionais o sentido prático,solidário que empregamos nas nossas casas,quando temos a mesa posta para os da família e à última hora aparece mais um ou dois ,resolvemos o problema do desemprego rápidamente e sem grande sacrifício para todos.Em casa divide-se o que era para quatro por cinco ou seis ou acrescenta-se mais um pouco ao que já está preparado e todos comem;às vezes comemos um pouco menos do que nos apetecia,mas no fim acabamos todos satisfeitos.
Curiosamente, por fatalidade ou sentido de solidariedade ,é nas famílias mais pobres onde esta prática mais acontece.
De todas as medidas anunciadas para combater o desemprego em Portugal,nenhuma me parece seguir este princípio,e nem empresários e trabalhadores com emprego mostram estar disponíveis para soluções em que todos sacrifiquem um pouco que seja,em favor dos desempregados.
Cada um agarra-se ao que tem com unhas e dentes e se puderem ainda irão ficar com mais.Os desempregados que se lixem,que vivam do subsídio do desemprego ou mesmo sem subsídio algum.
E assim,alegremente, cada um com as suas razões,caminhamos pelo terreno pejado de armadilhas em que provávelmente iremos cair e sair maltratados.
Portugal nunca foi,não é e tarde será um país solidário,por mais lamecha que se que se mostre.

Sem comentários: