quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Às armas, às armas !

No rescaldo das comemorações do centenário da República, convém fazer algumas alterações num dos seus símbolos,o hino nacional,a Portuguesa.
Um outro símbolo,o escudo,já foi substituido pelo euro.
A bandeira nacional é o único que mantém actualidade.
Porquê mudar ou alterar o hino?
Porque a sua letra está desactualizada em relação ao desígnio histórico propugnado para o presente e futuro da humanidade,consignado na carta das nações unidas,na declaração universal dos direitos humanos,no contexto político europeu e nacional pós segunda guerra mundial e pela vontade dos povos de todo o mundo. O futuro que se pretende é o da resolução dos diferendos entre estados de forma pacífica,o maior objectivo mundial é a PAZ.Isto porque a guerra tem sido e continua a ser ,o maior flagelo da humanidade,a causa maior de todos os outros males.
O hino nacional nasceu num contexto nacional e internacional de guerra quase permanente e generalizada.( A participação de Portugal na 1ªGrande guerra mundial,foi-nos de tal maneira desastrosa,que levou a curto prazo ao funeral da República e implantação da Ditadura salazarista.)
O hino nacional apela à guerra. " Às armas, às armas " " contra os canhões marchar,marchar ".
O hino nacional com estes apelos é antipedagógico, especialmente para a juventude .
E é uma desculpa histórica e um incentivo para os nossos atávicos políticos, continuarem na senda duma política militarista, irresponsável,ridícula e ruinosa para Portugal,ruinosa para os Portugueses.

Sem comentários: