sábado, 2 de outubro de 2010

A dita regeneração urbana de Alcobaça ( V )

A primeira pergunta que merece uma resposta é :há necessidade de requalificar esta parte de Alcobaça? Sim,sem dúvida.Que requalificação? Por ordem de importância e urgência:
1- refazer e alargar os passeios onde fôr possível,aliás não só os daquela zona,mas de grande parte de Alcobaça,especialmente os de maior inclinação.O piso em pedra(calçada à portuguesa)está muito irregular e polido.Um autêntico quebra ossos, o que tem originado frequentes quedas e ferimentos graves.
2- recuperação exterior e interior do mercado.Necessita de melhores condições de higiene,funcionalidade e adaptação a outas actividades.
3- remodelação do parque de estacionamento situado entre o mercado e a rua Brilhante Martins,reservando espaço suficiente para autocarros de turismo.Implantar no local estruturas de abrigo das condições climáticas adversas e outras comodidades,nomeadamente sanitários.
4-Nas ruas limítrofes do jardim da Alameda substituir algumas árvores,especialmente plátanos que existem em quantidade excessiva e originam problemas de saúde,nomeadamente respiratórios.
No jardim própriamente dito,com ou sem supressão da rua Judite Vasco,eliminar várias sebes e canteiros de arbustos de modo a torná-lo num espaço mais aberto.
Necessita de sanitários e de melhores condições para o funcionamento dum café-esplanada.
5-Disciplinar o estacionamento em toda a zona,com sinalização de trânsito adequada,marcação dos lugares no pavimento,horário de cargas e descargas.
6- o anfiteatro não é cómodo nem funcional.
É necessário dotá-lo de cobertura movível(?) e infraestruturas eléctricas,no mínimo.

Tudo o resto que o projecto contempla ou não é urgente nem o local adequado(novos paços do concelho e parque de estacionamento subterrâneo)ou é mesmo prejudicial(supressão de parte das ruas Manuel da Silva Carolino e Dr.João Lameiras Figueiredo, bem como a construção de duas novas rotundas).
Espera-se desta câmara o bom senso e a humildade democrática de submeter o projecto à discussão pública.Não o fazer ,depois da polémica e nefastas consequências das obras na zona histórica,seria imperdoável.

3 comentários:

Anónimo disse...

Que Alcobaça ficaria ainda mais "bonitinha" não há dúvidas.

Mas a questão é: vai resolver a apatia, a faltra de dinamismo, a falta de atração, a falta de turismo, a falta de comércio em Alcobaça?

Não!

O comércio da zona envolvente iria ser prejudicado, como o da baixa foi. O estacionamento ia ser mais problemático (e pago), e a circulação mais limitada e estrangulada!

Então isto serve para o quê?

Para mostrar obra? É obra por obra? Há interesses de constructores civis por trás disto?

Será que não percebem que o que é preciso é obra de outro nível: cultural, turistica, de dinamismo humano!

Isto é mais betão, mais cosmética, e mais divida. A nossa querida Alcobaça ficaraia ainda mais parada!

Notícias curiosas de Elvas disse...

Também estou dedicado à regeneração urbana, no caso Elvas.

Encontrei-o porque fiz a busca por "melro", saudações!

felisberto matos disse...

Ao anónimo:o projecto apresentado não traz qualquer benefício a Alcobaça ,antes pelo contrário. Trata-se de obra para eleitor ver.A câmara está endividada e deveria começar por pagar as dívidas aos fornecedores.Com isso daria um bom contributo à economia local.Esta câmara faz exactamente aquilo que critica no governo:mais dívida ,para realizar obras inúteis.
A realizar obra(e há tantas necessárias) que o faça para benefício das pessoas.

Ao Zé de Melro: requalificar é preciso.
Bom trabalho e Saudações