domingo, 6 de setembro de 2009

Direito à liberdade de expressão

A primeira coisa que um ser humano faz ao nascer(e penso que qualquer outro animal) é exprimir-se: chora,berra,grita,esbraceja,contorce-se.
Sem necessidade de mais filosofia,o direito à liberdade de expressão é congénito,é um elemento da própria vida.
Que a sociedade ao longo da sua marcha multimilenar (ainda hoje) assim o não entenda,será porventura o resultado da luta( sem quartel e utilizando todo o tipo de armas) pela sobrevivência,entre os mais fracos e os mais fortes.
Por ser congénito e inerente à vida,a liberdade de expressão inclui o direito à asneira,ao disparate,ao insulto,à ofensa,à verdade e à mentira,ao exagero,á imaginação,à invenção , à mudez ,ao ruído e ao silêncio.
O direito à liberdade de expressão só deve ser condicionado e eventualmente punido, excepcionalmente.Quando entra em conflito e ofende gravemente outros direitos igualmente relevantes do ser humano e da sociedade em que se insere.Como por exemplo,o direito ao bom nome,à honra,à intimidade da vida privada ,ao sigilo,à realização da justiça,...,....,... .
O fim do programa da Moura Guedes na tvi é um direito da administração desta.
No entanto,mais parece um atentado à liberdade de expressão.
Todos sabemos quanto a Moura Guedes se dedicou à caça de socialistas (agora tem sido Sócrates o alvo preferencial) e outros personagens
públicos e políticos que não lhe fazem o favor de achar graça aos seus insultos,difamações e julgamentos sumários e sem defesa ,na praça pública ,isto é,na dita TVI,onde tinha as costas quentes,pelo mais que insuspeito e isento,Eduardo Moniz,por mero acaso seu marido!
A Moura Guedes tem todo o direito ( se alguém lhe der abrigo) de fazer do jornalismo um pulverizador de trampa,mas não pode é depois vir armar-se em vítima ,por as suas vítimas recorrerem ao tribunal pedindo a sua condenação
por abuso de liberdade de imprensa ou ,por ser desnudada , vergastada e ridicularizada no seu próprio pelourinho , por um Marinho Pinto,ex-jornalista e actual Bastonário da Ordem dos Advogados .
Resta saber,se o fim do seu programa ficou a dever-se a pressões do dito Sócrates ou socialistas(o que na minha opinião seria parvo de mais) ou se pelo contrário, não passou de mais uma manobra encomendada do PSD (ou CDS) aqueles a quem nesta altura do campeonato eleitoral tal facto mais aproveita.
Não sejamos ingénuos:
com o processo Casa Pia sairam-se bem,decapitaram o partido socialista;com o processo Freeport, que é disso que se trata ,estão quase a decapitar o PS de Sócrates !

Sem comentários: