terça-feira, 29 de setembro de 2009

Eleições legislativas 2009

Quem ganhou e quem perdeu?

Normalmente,em qualquer disputa, a um vencedor corresponde um derrotado.
Em Portugal as coisas não são bem assim .Há sempre uma maneira de ler os resultados por um prisma que permite a cada um reclamar-se vencedor,mesmo quando a derrota è para todos os outros observadores mais que evidente.
Nestas eleições ,por incrível,não é que todos ganharam mesmo?
Vejamos:
O PS perdeu mais de meio milhão de votos,a maioria absoluta,não obstante,foi o partido mais votado e pode formar governo.Foi sem dúvida um vencedor.
O PSD foi o segundo mais votado,teve mais 7000 votos ou mais 0,4%,elegeu mais 3 ou 4 deputados,ajudou a retirar a maioria absoluta ao PS.Cresceu um niquinho de nada,é certo,mas foi um vencedor.
O CDS foi o terceiro mais votado,cresceu significativamente em número de votos e quase duplicou os deputados,ajudou a retirar a maioria absoluta ao PS,passou à frente do BE e PCP. Foi um vencedor a vários tìtulos.
O BE ultrapassou a fasquia dos 500 000 votos,duplicou o número de deputados,ajudou e de que maneira a tirar a maioria absoluta ao PS,passou à frente do PC.Tal como o cds, outro vencedor a vários títulos.
O PCP, por sua vez ,não fez as coisas por menos. Teve mais 14 000 -ou 0,3% de votos,mais um deputado,ajudou a tirar a maioria absoluta ao PS.Mais uma vitória,um vencedor.
Eu próprio
e creio que cada eleitor foi um vencedor, mesmo sem ter concorrido. Todos ajudámos a retirar a maioria absoluta ao PS, a dar-lhe a maioria relativa para formar governo,a eleger um ou mais deputados e os respectivos partidos a subir na votação e na escala hierárquica na Assembleia da República.
E é também por isso,por ser um vencedor,mas não só,que fiquei muito satisfeito com os resultados e me sinto cada vez mais orgulhosamnte português.Assim é que é bonito e justo.O negócio só é bom,como dizia o meu saudoso e sábio pai,quando todos ganham.

4 comentários:

Malu disse...

vistas as coisas assim, até eu me sinto uma vencedora... haja quem nos ilumine... bj

VSR disse...

No final de todas as contas Ganhamos todos, ams principalmente ganhou o nosso querido PORTUGAL.

Felisberto Matos disse...

Marta Luis,olá :
è um prazer revê-la neste blogue!Visito com frequência o(s) seu(s) para me enebriar em poesia e arte.
bj

Felisberto Matos disse...

VRS,viva:
não sei quem è ,nem faço questão de saber.Se ganhou Portugal ou não, não sei.O importante é não nos darmos por vencidos,independentemente dos resultados nos agradarem ou não,em termos individuais.