quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Presidente da República

A minha grande vocação

A minha saudosa e estremosa avó Clotilde,quando eu tinha prái nove,dez ou onze anos,disse-me muitas vezes:ó Beto ,tens de ir para padre.Chegarás a bispo
sem dificuldade e quem sabe se até a Papa.
Oh vó,desculpe lá ,mas isso não,que eu quero ter uma mulher e casar-me(mal sabia eu,que já se me arrebitava o grelo,que uma coisa não era impeditiva da outra,antes pelo contrário).
A minha avó,bem conhecedora das minhas muitas e já bem visiveis qualidades e esperteza ,não desistiu de me destinar um futuro brilhante
.Então,tens que ir para Presidente da República.
Na altura eu não fazia a mais pequena ideia do que isso fôsse,mas desconfiei que seria qualquer coisa ligada à igreja,tipo sacristão ou coisa parecida.È que a minha avó era muito beata e tudo ia parar onde começava :a igreja.
Não vó,eu quero é ser advogado.
Advogado? Advogado?Bem ,pensando bem,não está nada mal pensado.Entre bispo,papa , presidente da república ou advogado não há grande diferença.Todos ganham bem,não precisam de trabalhar muito,o que é preciso é parlapiê.Tá bem,vais para advogado.
E foi assim,à revelia dos meus pais e de mim próprio,que também não sabia o que era um advogado,mas já tinha ouvido falar deles,que ficou traçado o meu destino.
Para dizer a verdade,não é mau ser advogado,até é bom.Gosto especialmente quando os juizes dão razão aos meus clientes,quando a não têm.Fico chateado,é claro ,quando os meus clientes têm razão e são condenados.Estes juizinhos e juizinhas sabem lá o que andam a fazer?Vão mas é primeiro viver a vida e depois venham cá debitar postas de pescada!
Já me perdi.O que eu queria dizer é que a minha avó tinha toda a razão.Eu devia ter ido para padre,depois bispo e com um bocadinho de sorte,se fosse vivo,aos oitenta anos(idade mínima) e com umas boas cunhas ,seria papa.
Ou então,de preferência , eu deveria ter ido,essa sim a minha verdadeira vocação, para Presidente da República. Já lá podia estar desde os meus trinta e cinco anos e agora metia a reforma antecipada e não tinha que me chatear nem com as escutas,nem com essas melgas, o Sócrates e a Manela Azeda o Leite.
Parvo fui eu,mas não acham que com a crise que vai por aí ainda vou a tempo?

Sem comentários: