segunda-feira, 21 de junho de 2010

"Ensaio sobre a pequenez" ,de José Saramago


Trata-se de um romance post-mortem, de José Saramago.O último da trilogia de Ensaios.
Tive a sorte,diria antes,o privilégio de lho ouvir ditar,sussurar ou imaginar ,no breve minuto de sábado passado,no final de tarde,em que me postei à sua frente,na câmara municipal de Lisboa,para lhe dizer, até sempre,josé!


Ensaio sobre a pequenez

Dizem que morri e até posso acreditar nisso pelas fúnebres mensagens blá blá blá das duas primeiras figuras do estado de Portugal o presidente da república cavaco silva e o presidente da assembleia da mesma o... (como é que ele se chama) qualquer coisa ...gama.. mas não virão ao meu funeral.

câmara municipal de lisboa 19 de junho do ano de 2010
José Saramago



O facto é que os ditos dois não compareceram.

Abriu-se a discussão entre analistas literários,por um lado e analistas políticos por outro.
Estes dividem-se entre deveriam os ditos dois ter comparecido ou não.
Aqueles,sobre o que queria dizer Saramago quando escreveu,isto é,disse,isto é,imaginou,isto é, teria dito:" mas não virão ao meu funeral".

Uns inclinam-se para que ele terá querido dizer:não quero que eles venham ao meu funeral.
Outros:espero que esses reles não venham ao meu funeral.
Outros:não acredito que eles sejam minimamente grandes para vir ao meu funeral.

Eu,medium nesta causa,atrevo-me a dizer,todos, em conjunto,têm razão.
Saramago não quis,não desejou e previu que eles não iriam comparecer.

À Pilar:
Desculpe-me,minha amiga desconhecida,esta incursão no território dos seus afectos.
Obrigado pelo amor que dedicou ao nosso josé.Sem ele(sem o seu amor) onde teria o josé arranjado forças,para ir tão longe,voar tão alto?

Sem comentários: