quarta-feira, 9 de junho de 2010

Viva a senhora Merkl.

Ser político deve ser a profissão mais difícil do mundo. Sobretudo os políticos com cargos mais visíveis. Mal lá entram têm a plateia toda a espiar, cobrar, maldizer, a contrariar. Porque sim. Normalmente diz-se mal dos políticos. É o mais fácil. Até (sobretudo) os que já foram e principalmente os que querem ser políticos dizem mal dos que lá estão. Claro que quando lá estiveram, ou quando lá estiverem, é tudo quase igual. O povinho, já se sabe, diz mal de tudo.

Mas de vez em quando é preciso dizer bem dos políticos. Até dos políticos menos simpáticos. Até dos políticos alemães. Até dos políticos de direita!

Afinal a Alemanha não só exigiu um mínimo de rigor, responsabilidade e sacrifício aos países do Sul, como está disposta a seguir o mesmo caminho. E, o mais interessante, uma das principais medidas propostas para redução do deficit e da dívida é: redução de 1/6 das forças armadas! Menos 40 mil em 250mil. É obra! (Já vi valores diferentes nos jornais, ainda mais impressionantes)

Nem liberais, nem esquerdistas, nem (pseudo) rebeldes portugueses de qualquer quadrante político se atreveriam sequer a propor nem metade disto. Os militares viriam logo com avisinhos e os políticos amansavam, e o povo compreenderia! Eu, que em teoria até sou a favor de se acabar com as FAP, compreenderia que "não poderia ser". Mas pode!

Viva a senhora Merkl.

1 comentário:

Felisberto Matos disse...

Meu caro:
Toda e qualquer medida anti-militarista é benvinda.
Mas não embandeiremos em arco.Os submarinos alemães estão a chegar ,não tarda,a Portugal.A Grécia está endividada como está ,sendo a compra de enormes quantidades de material bélico,uma das principais razões.A Alemanha é um dos principais credores e a srª Merkel fez o que fez:retardou ao máximo o seu apoio e da UE à Grécia,deixando-a entre a espada e a parede.
Connosco a situação é semelhante.
Claro que isto não desculpa os governos pacóvios que tivemos e temos.
Guterres,Barroso,e Portas julgam-se muito importantes por comprar armamento caro e inútil,para manter forças armadas injustificaveis.
Se esta gente que nos governa tivesse um mínimo de senso,há muitos anos não teriamos forças armadas.