quinta-feira, 3 de junho de 2010

Mandela e a PAZ

Acabei de ver na SIC,um documentário da Cândida Pinto sobre Nelson Mandela.
Sintético e oportuno.
Seria bom que as televisões passasem mais vezes programas sobre este prémio Nobel da Paz e outros que também o foram e mereceram.
È que, alguns Prémios Nobel da Paz foram entregues a personagens sinistras,que só souberam fazer a guerra e foram responsáveis por um enorme cortejo de mortos,feridos e destruição.Entre estes, contam-se laureados da infindável guerra israelo -palestiniana e médio oriente.
Guerras com novos episódeos em curso e outros que se adivinham já em preparação.
Israel e a África do Sul do apartheid,são duas faces da mesma moeda,por mais que se tente branquear Israel.A grande diferença está em que do lado palestiniano não existe um MANDELA e do lado de Israel um DE KLERC.

A propósito,e porque em menos palavras é muito difícil-para mim impossível- dizer melhor,socorro-me da transcrição que fui retirar(abusivamente,espero que não me leve a mal) ao blog da Fundação Saramago.Aqui fica.

Outros Cadernos de Saramago
Educar para a paz
Junho 3, 2010 por Fundação José Saramago

Resulta muito mais fácil educar os povos para a guerra do que para a paz. Para educar no espírito bélico basta apelar aos mais baixos instintos. Educar para a paz implica ensinar a reconhecer o outro, a escutar os seus argumentos, a entender as suas limitações, a negociar com ele, a chegar a acordos. Essa dificuldade explica que os pacifistas nunca contem com a força suficiente para ganhar… as guerras.

“Israel vive às custas do Holocausto”, em Palestina existe!, Madrid, Foca, 2002 [Prólogo e edição de Javier Ortiz] [Entrevista de Javier Ortiz]

Publicado em Outros Cadernos de Saramago | Comentários Desligados
Fundação José Saramago

Sem comentários: