sexta-feira, 4 de junho de 2010

Sr. Presidente da Câmara de Alcobaça

Meu Caro e Ilustre Amigo
Meu Caro Ilustre Ex-Colega
Sr. Presidente da Câmara de Alcobaça

Com este tratamento amistoso e pouco institucional,não é minha intenção comprometer-te(lo) perante os t(s)eus companheiros de partido ou eleitorado.Antes de ser(es) Presidente ,enquanto advogado ,tratavamo-nos por tu,trocávamos impressões,ideias e teciamos comentários sobre a vida autárquica e embora estivessemos muitas vezes em desacordo,nem por isso o nosso diálogo,sempre ocasional ,ao virar da esquina,foi menos intenso,cordial e correcto.
Desde que assumiu(ste) a presidência da Câmara,por expressa vontade do eleitorado em eleições democráticas,só nos encontrámos uma vez de raspão,na via pública e nem tivemos oportunidade de ir além dum simples aperto de mão.
Também não é meu hábito procurar os amigos ou conhecidos quando assumem cargos públicos com poder de decidir a vida da comunidade,sejam eles presidentes da república,ministros,secretários de estado,presidentes de câmara,junta de freguesia ou outros.
Estou agora a fazê-lo ,públicamente,para que não haja mal-entendidos sobretudo para t(s)i.
Sei que não te(lhe) está a ser fácil assumir a pesada,envenenada herança do t(s)eu antecessor.Nem pretendo que públicamente o manifeste(s),pois poderia parecer ingratidão da t(s)ua parte.
Estou a escrever-te(lhe) esta missiva, por uma razão tão simples e comezinha como esta de ser o eleitor nº649 da freguesia de Alcobaça,há mais de trinta anos.
Li no blogue do vereador Rogério Raimundo da CDU,a melhor por mais completa informação da nossa vida autárqica,que a breve trecho,poderão vir a ser realizadas obras de vulto( físico e financeiro) em Alcobaça,na zona compreendida entre o mercado e o estádio municipal.
Obras que pelos vistos,irão revirar por completo,mais uma zona comercial e habitacional das mais importantes da cidade de Alcobaça.Com todos os inconvenientes temporários e duradouros,que as recém acabadas obras no centro histórico,ainda hoje evidenciam.
A Praça João de Deus Ramos não só é de construção relativamenta moderna,como para além disso é bastante cómoda,agradável, funcional e custou montes de massa ao erário público.
Destrui-la,para se fazer nela não se sabe bem o quê,não pode ser de ânimo leve.
Os projectos sucedem-se.
Com a câmara anterior era um,agora já é outro.
O facto é que nenhum deles foi submetido à apreciação dos alcobacenses.
Mais importante que as obras e aplicação dos fundos comunitários,do estado e câmara, é conveniente não esquecer,são os habitantes de Alcobaça.Com as obras no centro histórico foi o que foi.Quererá esta câmara repetir os mesmos erros,só porque é câmara,pode,manda e quer?
Por princípio,não questiono a necessidade da realização de algumas obras e melhoramentos na zona em causa.Mas enquanto cidadão português e alcobacense,tenho como todos os demais,o direito de saber como vai ser gasto o nosso dinheiro e ser ouvido em questões como esta,que podem afectar a vida de todos os moradores, de forma drástica.
Nas obras do centro histórico,a população só foi ouvida apressadamente e mal, após fortes protestos e de má vontade.
A Câmara de Alcobaça viu no movimento gerado um inimigo, em vez de um aliado.O resultado está á vista,péssimo!
Senhor Presidente da Câmara de Alcobaça:
faça-nos o favor de não trilhar o caminho do seu antecessor.Ausculte e pondere as sugestões dos alcobacenses.Promova uma discussão pública e séria do projecto.Queremos saber, sem margem para dúvidas e contribuir, para o que vai ser no futuro,o nosso território.
Com os meus cumprimentos

Sem comentários: